Voltar à listagem O Guia Responde

  • Como tirar o DRT

    NOTA 02/04/2020: SATED SP anuncia novo método para tirar o DRT durante a quarentena; saiba mais clicando aqui
     
    Você sabe o que é DRT? Na verdade, a sigla significa Delegacia Regional do Trabalho. Porém quando alguém a menciona, normalmente a pessoa se refere ao Atestado de Capacitação Profissional. Em poucas palavras, o “DRT” é um selo (ou carimbo) em sua carteira de trabalho e que atesta sua competência profissional em determinada área. Existem diversos tipos de DRT: radialistas, locutores, editores de audiovisual, diretores, modelos, cantores, bailarinos, atores, entre outros. Neste Guia Responde vamos tratar principalmente do passo a passo para obter o seu DRT de ator.
     
    Se você quiser seguir carreira de ator ou atriz, existem duas formas de tirar seu DRT. A primeira, e diga-se de passagem a mais indicada, é fazendo o curso profissionalizante de teatro. Nesse caso, não há diferença se for técnico (em escolas de teatro, por exemplo) ou acadêmico (bacharelado oferecido por universidades), pois vai depender do seu plano pessoal quanto à sua carreira. Esta é a melhor forma de se obter o DRT porque não é só de documento que se faz um bom ator. O curso de teatro dará ao aspirante ferramentas para criar sua base de estudos. Claro, o documento que comprova seu profissionalismo é importante, porém sempre priorize o conhecimento, pois ele será o seu diferencial.
     
    A outra forma de obter o DRT é por meio de comprovação de trabalhos realizados na área artística. Ou seja, se você já fez algum tipo de trabalho como ator, mesmo sem possuir o registro, recebeu cachê por ele e tem como comprovar este trabalho, é possível tirar o registro. O Sated irá receber e avaliar todo o seu material e, dependendo da sua experiência, você poderá ter o DRT definitivo ou o provisório. Porém, nesse momento, o DRT provisório está suspenso no estado de São Paulo por decisão do Ministério do Trabalho até segunda ordem. Sendo assim, novamente reinteramos: o mais indicado é que você faça um curso de teatro. Nós não estimulamos que você opte por esta via, a menos que você tenha anos e anos de profissão e uma grande bagagem de estudos.
     
    O DRT pode ser obtido a partir dos 16 anos. Mas então, você deve estar se perguntando, como é que vemos crianças na TV e em espetáculos se não possuem DRT? Para elas, existe um documento que o Sated-SP chama de Carteirinha Mirim e que substitui a necessidade do DRT até que ela complete 16 anos. Para obtê-la, o ator mirim deve comparecer ao Sated mais próximo acompanhado dos pais ou responsáveis legais, com comprovação de trabalhos profissionais na área artística e/ou um documento da agência de atores em que ele é cadastrado atestando que a criança realmente necessita dela para que possa trabalhar.
     
    Se você tem interesse em seguir carreira como ator, o registro profissional invariavelmente se tornará muito necessário. Porém, é sempre bom lembrar que ele é apenas um documento. O que realmente te qualifica como ator é o seu esforço, seu talento e, principalmente, todo o tipo de estudo que você puder obter na área.
     
     
     
     


Comentários