A saga da audição!
Quem ainda não passou por uma audição ou teste, como preferir, certamente vai passar, e vai experimentar todas as sensações de estar completamente exposto na esperança de ser aceito para o trabalho.
Audicionar talvez seja a parte mais difícil para quem trabalha com artes cênicas, pois é o momento onde você pode mostrar tudo o que capaz, ou não. Você nunca sabe o que os produtores/diretores estão procurando especificamente, o máximo que você pode ter é uma idéia do tipo de artistas eles querem no sua produção.
Para ilustrar, vou dividir com vocês as minhas últimas duas experiências com testes: uma para publicidade e outra para musical, e tentar passar algumas dicas essenciais. No caso do primeiro teste, aconteceu muito rápido: me ligaram no dia anterior, perguntando da minha possibilidade de comparecer, me informaram o cliente, o tempo de veiculação e o cachê, e me passaram um e-mail com outras informações relevantes, como local, horário, figurino e uma rápida descrição do filme (comercial). No dia seguinte, munido de todas as informações e com o DRT em mãos, fui até o local do teste. É importante sempre comparecer no horário combinado ou no caso de impossibilidade, ligar para o seu booker/agente ou para a produção do teste, avisando que você não irá.
Chegando no local do teste, você confirma seu nome e horário na lista que está com a produção de elenco, preenche uma ficha, que geralmente também é um termo de compromisso (leia atentamente!), tira uma foto e aguarda a sua vez. A espera é outro ponto importante: se você se comprometeu com o teste, tenha certeza que tem a manhã ou a tarde livres, pois nunca se sabe quanto tempo você vai ter que esperar. No meu caso, esperei quase 2 horas e meia, mas em outra ocasião esperei quase 4 horas, então esteja preparado (água e barrinha de cereais são uma boa!).
Está ansioso e nervoso? Tente se distrair. Tenha algo para ler, respire fundo, acalme-se. Nem tudo depende da sua performance dentro do set.
Quando chegar a sua vez, geralmente você passa pela maquiagem e figurino. Seja simpático, não custa nada. Se a roupa escolhida para você não lhe deixou à vontade, converse com a figurinista, mas lembre-se que você está lá para vender um produto e que é preciso se adequar a ele. Ao ser chamado para o estúdio, mantenha a simpatia e esteja atento: geralmente os diretores querem ajudar os candidatos e extrair sua melhor performance, mas lembre-se que eles podem estar muito cansados e estão lá o dia inteiro, portanto, paciência. Daí pra frente, tente se divertir.
Uma vez terminado o teste, seja educado e cumprimente todos da equipe. Ao sair, não esqueça de pegar o seu cachê-teste, caso já tenha DRT. Seu trabalho ali já foi feito, relaxe e esqueça, afinal de contas, foi apenas um teste.
Casualmente, no mesmo dia em que recebi a ligação para a publicidade, também fui chamado para uma audição de musical, que seria uma semana depois. Aqui, começa uma outra saga: você confirma a possibilidade de ir (neste caso, a audição foi no Rio de Janeiro), recebe o e-mail com as informações necessárias e começa a se preparar.
No caso dos musicais, não espere ser chamado para um teste para fazer aulas de canto emergenciais. É como estudar para o vestibular no dia anterior à prova. Sabemos que a nossa profissão é um pouco mais desafiadora que as outras, e que nem sempre dá pra pagar aulas de canto semanais ou até mesmo quinzenais. Neste caso, estude como puder, refaça aulas antigas gravadas, pesquise vídeos de performances, destrinche a letra da música, grave a sua voz e ouça, para que você tenha noção dos detalhes que precisam ser melhorados. Não deixe para a última hora. No caso da dança, não se iluda. Se você não é bailarino ou não frequenta aulas de dança há algum tempo, uma semana de aulas não farão muita diferença no teste.
Uma vez selecionado para a audição, pesquise quais personagens se encaixariam no seu perfil e o estilo do musical. Pesquise vídeos de diferentes performances para a mesma música, construa um repertório.
Procure não se estressar ou se cansar ensaiando demais. Pratique sua música e saiba seus limites. O repouso é essencial para a saúde da voz, principalmente no dia da audição.
No dia da audição, cheguei 1 hora antes do meu horário, o que me permitiu me familiarizar com o espaço e as pessoas, ficando mais tranquilo. Aqui também cabe a dica da respiração profunda, que acalma o coração e o sistema nervoso. Ao ser chamado, fui para uma sala com o pianista e outras pessoas, passar a abertura de vozes do coro. Para evitar o nervosismo, imaginei que era apenas uma aula de canto e eu estava ali para aprender. Se divirta e manhenha o bom humor.
Depois, na sala de dança, nos foi passada uma coreografia especial para os atores não-bailarinos, o que me deixou bastante aliviado e solto para curtir a coreografia e mostrar o meu trabalho de ator. Aqui, seja humilde: se não entendeu o passo, pergunte. Se já entendeu e continuou errando, refaça devagar e não demonstre irritação ao não conseguir. Como um tropeço na calçada, finja que ninguém viu e siga em frente.
Hora do teste com os diretores. Sorriso no rosto, tônus no corpo e o famoso 'carão'. Essa foi a hora em que mais me diverti, pois com a coreografia já fixada, transformei a banca em platéia e o teste em show, mas o mais importante de tudo, mantive o bom humor e a tranquilidade (acabei esquecendo alguns passos) e segui em frente.
Na fase final, a audição de canto, fiquei um pouco mais tenso. Afinal, era ali onde eu poderia mostrar do que era capaz como ator e cantor. Tenha água sempre em mãos, pois 5 minutos antes de entrar na sala, minha garganta se tranformou em um deserto.
Uma vez na sala, passe a música com o pianista e indique o andamento que você prefere. Caso ele se perca, continue cantando, ele vai tentar te seguir. Na hora de cantar, não foque apenas na técnica, mas também na interpretação da letra, e divirta-se, é a hora do seu show. Caso desafine, não faça caretas, a banca sabe a pressão que você está sentindo e eles estão torcendo por você.
Ao terminar, agradeça e encerre o seu trabalho. Relaxe e vá tomar um sorvete ou encontrar amigos. Não espere o telefone tocar, siga com a sua vida. Não se culpe se não fez um bom teste, às vezes para a banca, você foi melhor do que imagina. Lembre-se: é apenas um trabalho. Enxergue isso como uma experiência de vida. Acredite, testes nunca deixam de ser incômodos, mas você vai aprendendo a lidar melhor com eles.
Recomendo o filme 'A Chorus Line', com Michael Douglas e o seriado 'Smash', tema do post anterior.
Por Rafael Pucca
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