Sindicato dos Atores recusa “proposta final” dos estúdios

Compartilhar :  

Postado em: 07 / 11 / 2023 [12:03 pm]

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) rejeitou, na segunda-feira (6), a proposta final de acordo da Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), que representa os estúdios nos EUA. De acordo com o Deadline, a recusa significa que as negociações podem ser suspensas até janeiro de 2024, prolongando a greve que já ocorre há mais de 110 dias. 
 
O Sindicato dos Atores se reuniu no fim de semana para debater a proposta dos estúdios; 
Após discussões internas, o SAG-AFTRA emitiu um comunicado nas redes sociais destacando que não concordava com diversos pontos, “incluindo os da IA”; 
No início deste mês, as partes também tentaram uma conversa sobre o uso da tecnologia, mas sem sucesso; 
A AMPTP já tinha indicado que, caso as negociações não fossem concluídas, as conversas ficariam para o próximo ano; 
A decisão, se for seguida, impactará ainda mais o cronograma de lançamentos de Hollywood. 
 
Em outubro, enquanto também tentavam uma negociação, a AMPTP afirmou que a distância entre os lados é “muito grande”, sendo a proposta da classe o maior obstáculo para o fim da greve. Para o sindicato, os estúdios utilizam “táticas de intimidação” e abandonaram as negociações sem nem contra-argumentar a última oferta da classe. 
 
Além das questões com a IA, outro ponto importante em discussão são os pagamentos de residuais. Vale lembrar que o tema foi o ponto-chave para encerrar a paralisação dos roteiristas.
 
Oficialmente encerrada no começo do mês de outubro, o sindicato que representa a categoria (WGA) voltou ao trabalho após um acordo que prevê um pagamento de US$ 5 milhões por ano da parte dos estúdios. 
 
Fonte: Olhar Digital
Foto: Reprodução Instagram