Sindicato de Roteiristas e AMPTP chegam a acordo que pode acabar com a greve

Compartilhar :  

Postado em: 25 / 09 / 2023 [11:19 am]

O Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA) e os grandes estúdios, representados pelo AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), parecem ter chegado a um acordo satisfatório para ambos os lados, que pode acabar com a greve da categoria, hoje em seu 146º dia. A notícia foi divulgada ontem, dia 24, pelo comitê negociador do sindicato aos seus membros [via THR]:
 
"Nós chegamos a um acordo provisório para 2023, o que significa um acordo em princípio em todos os pontos de negociação, que ainda são sujeitos à linguagem de um contrato final", determinou o anúncio. "Podemos dizer, com grande orgulho, que o acordo é excepcional -- com grandes granhos e proteções para os escritores de todos os setores filiados". 
 
A AMPTP confirmou a notícia, mas nenhum dos lados detalhou os pontos do acordo que, segundo o WGA, não podem ser revelados até o contrato estar em sua versão final. Pedindo paciência dos membros, o Sindicato ainda escreveu em sua declaração que o que resta agora é "nos certificarmos de que tudo que acordamos esteja codificado na linguagem final". 
 
O acordo ainda passará por diferentes setores do sindicato, possivelmente nesta terça-feira, dia 26, para aprovação final. Na fase atual, o WGA pede que membros suspendam seus protestos, mas não retornem ao trabalho. 
 
A greve do Sindicato de Roteiristas começou em 2 de maio e marca hoje o seu 146º dia de paralisação. 
 
Segundo os roteiristas, a decisão da greve foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.
 
A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos. 
 
Com a pressão da greve dos roteiristas, já em curso desde maio, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos foram completamente paralisados até a assinatura de novos contratos.
 
Fonte: Omelete
Foto: Reprodução