SAG aprova novo contrato e encerra oficialmente greve de atores de Hollywood

Compartilhar :  

Postado em: 06 / 12 / 2023 [12:10 pm]

Agora é oficial: os membros do SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores de Hollywood) votou para ratificar o novo contrato de trabalho, encerrando oficialmente a maior batalha trabalhista da história de Hollywood. O contrato recebeu 78% de aprovação pelos membros do sindicato.
 
A greve, vale ressaltar, foi suspensa no último dia 8 de novembro, quando o comitê de negociação do SAG chegou a um acordo provisório com os representantes da AMPTP (Associação de Produtores de Cinema e Televisão). Os termos, no entanto, ainda precisariam ser votados e aprovados --o que aconteceu hoje (6). Caso o novo contrato não tivesse sido aprovado, a greve entraria em vigência novamente.
 
"Esse contrato é uma vitória enorme para os trabalhadores da atuação, e marca o nascimento de uma nova era para a indústria", declarou a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher.
 
"As companhias membro da AMPTP parabenizam o SAG-AFTRA pela ratificação do novo contrato, que representa um ganho histórico e proteção para os atores", afirmou um comunicado dos produtores. "Com essa votação, a indústria e os trabalhos que ela apoia poderão retornar com força total."
 
Entre outros termos, o novo contrato aprovou um aumento de 7% na maioria dos salários mínimos da categoria. Em um dos tópicos mais polêmicos da negociação, o uso da inteligência artificial, fica proibida a criação de "réplicas digitais" dos intérpretes pelos estúdios, exceto se paga ou com aprovação do indivíduo.
 
Fonte: Omelete
Foto: Reprodução Instagram