Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, representará o Brasil no Oscar 2024

Compartilhar :  

Postado em: 13 / 09 / 2023 [11:04 am]

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou nesta terça-feira (12) que o filme Retratos Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2024. O documentário agora está na disputa por uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional na prestigiosa premiação de Hollywood.
 
A escolha de Retratos Fantasmas entre outros 28 títulos brasileiros para esta vaga é um reflexo do reconhecimento da qualidade e impacto do filme do gênero documental. O longa-metragem superou concorrentes de peso, para conquistar a vaga de representante brasileiro
 
Retratos Fantasmas de Kleber Mendonça Filho
Estranho Caminho de Guto Parente
Noites Alienígenas de Sergio de Carvalho
Sonho — A História de Claudinho e Buchecha de Eduardo Albergaria
Pedágio de Carolina Markowicz
Urubus de Claudio Borrelli
 
A 96ª edição do Oscar está programada para acontecer em março de 2024. Mas, até lá, o filme brasileiro terá que passar por mais pré-seleções. Após a inscrição dos filmes escolhidos por cada país, a Academia do Oscar anunciará uma lista prévia dos finalistas. Algumas semanas depois disso, acontece o anúncio dos indicados.
 
A categoria de Melhor Filme Internacional anteriormente era chamada de Melhor Filme Estrangeiro, e mudou de nome a partir do Oscar 2020. O Brasil não tem um finalista na categoria desde 1999, com Central do Brasil.
 
A lista completa dos indicados ao Oscar 2024 será divulgada em 23 de janeiro do próximo ano. Retratos Fantasmas está em exibição nos cinemas brasileiros.
 
Fonte: Olhar Digital
Foto: Divulgação