Produção indígena brasileira vence Melhor Filme em competição do IDFA

Compartilhar :  

Postado em: 22 / 11 / 2023 [11:14 am]

Em sua estreia mundial, "A Transformação de Canuto", longa-metragem de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, produzido pelo Vídeo nas Aldeias e a Enquadramento Produções, foi contemplado com os prêmios de Melhor Filme e Contribuição Artística da competição Envision do IDFA - International Documentary Film Festival. O evento realizado em Amsterdam (Holanda) é considerado o mais importante do gênero no mundo. 
 
Produção pernambucana, "A Transformação de Canuto" é o segundo longa-metragem tanto de Ariel Kuaray Ortega ("Bicicletas de Nhanderu"), cineasta indígena pioneiro e líder Mbyá-Guarani, quanto de Ernesto de Carvalho, correalizador de “Martírio". Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história. Por que isso aconteceu com ele? Mas, mais importante, quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?
 
Segundo a organização do IDFA, esta foi a primeira vez na história que um mesmo filme conquistou dois dos três prêmios da competição. Em sua justificativa na categoria de melhor filme, o júri destacou: "com um compromisso de décadas com o processo de realização de filmes em comunidade, um senso de humor e uma procura de se mover entre mundos, este filme incorpora os muitos significados de transformação".
 
Já em sua fundamentação para o prêmio de contribuição artística, o júri fez questão de parabenizar os diretores "pelo seu profundo sentido de cinema comunitário em que cada pessoa transforma o significado da palavra ‘sujeito’". Esta foi também a primeira vez que um filme brasileiro venceu a mostra Envision do IDFA, espaço responsável por destacar filmes inovadores e provocativos que exploram questões sociais, políticas ou culturais contemporâneas de maneira criativa.
 
Por um lado, "A Transformação de Canuto" conta a história da lenda ate? hoje lembrada em inúmeras versões contadas por membros das comunidades da região. Por outro, a história e? contada como um filme dentro de outro, tornando-o também um filme sobre o fazer cinema. Nas relações envolvidas na feitura do filme dentro do filme, surgem elementos fundamentais acerca do significado da transformação em onça. À medida que a história avança, vai se tornando difícil dizer o que e? real, e o que e? encenado.
 
O longa teve suas principais filmagens realizadas entre julho e setembro de 2016 e foi finalizado em 2023, fazendo sua estreia no IDFA. O filme ainda não tem data de estreia no Brasil.
 
Fonte: Filmow
Foto: Divulgação