Podcast original Spotify canta histórias pretas para crianças

Compartilhar :  

Postado em: 09 / 06 / 2022 [11:19 am]

Calunguinha, um garoto pretinho (como sua mãe) e crespinho (como seu avô). Um livro cheio de personagens pretinhos importantes. Toda noite uma história. O mundo dos sonhos. Histórias do povo preto. Esses são os ingredientes do novo podcast ficcional Calunguinha - O Cantador de Histórias, projeto Original Spotify e um dos vencedores do "Sound Up Brasil". A concepção é da dupla Lucas Moura e Stela Nesrine com produção da Todo Canto Produções Artísticas. E toda sexta-feira tem um episódio novo com um convidado especial. 
 
Na primeira temporada, o público pode ver participações de Lázaro Ramos, Zudizilla, Naruna Costa, Yuri Marçal, Aretha Sadick, Luedji Luna, Ícaro Silva, Solange Couto, entre outros. A ideia para Calunguinha - O Cantador de Histórias surgiu após o casal de criadores sentirem falta de conteúdos autorais de áudio focados no povo negro para apresentar ao Caê, de 5 anos, filho de Stela e enteado de Lucas. O podcast ganhou vida durante a participação no programa Sound Up, uma iniciativa do Spotify que apoia criadores de conteúdo de comunidades sub-representadas, em especial negros e indígenas.
 
No podcast, Lucas é diretor e roteirista, já Stela é diretora musical, compositora, sound designer e vive a mãe do Calunguinha, que ganha a interpretação de Marcelly Medrado. Outros personagens recorrentes são o Avô, vivido por Dudu Oliveira, e o Capitão do Mato, interpretado por Kleber Brianez.
 
O pontapé para a criação ocorreu durante o início da pandemia da Covid-19. "Eu tinha um personagem que queria usar pra escrever uma peça. Na época, o teatro estava em suspensão, os shows também tinham sido cancelados e a Tela não estava tocando, aí foi ela quem disse "por que não fazemos um podcast?". Este é um podcast ficcional, ou seja, é teatro para os ouvidos. As histórias são encantadas, onde o Calunguinha sai voando para vivenciar cada história no lugar onde ela se passa. Ele vive aventuras, conhece personagens e canta essas histórias junto com a mãe", conta Lucas.
 
A concepção trabalha com o conceito de paisagem sonora e são construídos os cenários para os ouvidos.  Cada lugar que o protagonista passa, seja uma floresta, uma feira, uma festa ou a própria casa, é necessário uma maneira de transportar o ouvinte para esses ambientes onde ocorre a narrativa. E o personagem vai viajar por muitos lugares do Congo até Palmares, da Bahia ao Catucá.
 
Stela ressaltou a importância do conteúdo do podcast. "Calunguinha é antes de um projeto, um propósito de colaborar pra que os pretinhos e pretinhas de hoje tenham uma infância com mais leveza e cor. Gravamos em São Paulo com a maioria dos convidados, mas fomos (as direções e a produção) para outros lugares. No Rio e em Salvador, pudemos conhecer diferentes "Calunguinhas" no morro do Vidigal, na comunidade do Solar do Unhão, no Pelourinho. Queremos fazer  o Calunguinha chegar até essas crianças".
 
O podcast é uma forma de originar um novo legado. "Trazer histórias de luta, resistência, glórias e conquistas de grandes figuras negras às crianças, em contraponto ao fato de que as histórias do povo afro-brasileiro as são negadas nos livros escolares (quem dirá nas histórias infantis), nos permite desgarrar de um controle único que impera há mais de 400 anos e, enfim, construir uma nova perspectiva de futuro. Nos permite também sonhar com um novo horizonte para a questão racial no Brasil e como precisamos de um horizonte nesse momento. É preciso um pouco de respiro ou a gente sufoca diante das notícias constantes de violência racial que assolam o país. Nenhuma mãe ou pai preto quer esta realidade para seus filhos", finaliza a dupla.
 
Rei Malunguinho com Lázaro Ramos
Luisa Mahin com Roberta Estrela D'Alva
João Cândido com Zudizilla
Teiniaguá com Naruna Costa
Ganga Zumba com Yuri Marçal
Xica Manicongo com Aretha Sadick
Chaguinhas com Eduardo Silva e participação de Aloysio Letra
Teresa de Benguela com Margareth Menezes
Galanga com Sidney Santiago Kwanza
Zeferina com Luedji Luna e participação de Licínio Januário
Preto Cosme com Ícaro Silva
Dona Joventina com Solange Couto
 
Fonte e imagem: Assessoria