Orquestra Sinfônica Brasileira é declarada patrimônio do Rio de Janeiro

Compartilhar :  

Postado em: 14 / 01 / 2022 [10:54 am]

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) foi declarada pelo governado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro nesta última terça-feira (11). O  projeto de Lei n°3788/2021, do deputado Mario Pacheco (PSC), foi sancionado e publicado no diário oficial.
 
A decisão não apenas oficializa, mas também ressalta a importância dos mais tradicional conjunto sinfônico do país. Durante a cerimônia de oficialização, o governador Cláudio Castro afirmou que reconhecer a orquestra é valorizar toda a sua história e contribuição para a cultura do estado carioca.
 
“Reconhecer a Orquestra Sinfônica Brasileira como Patrimônio Cultural Imaterial é valorizar a sua história e contribuição para a cultura do nosso Estado. Vida longa à OSB, que ao longo desses anos vem brindando a população com suas belas apresentações”, declarou o governador.
 
Criada em 1940, a Orsquesta Sinfônica Brasileira já conta com mais de cinco mil concertos pelo maestro José Siqueira. Ela foi a primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo país e exterior, levando o que se tem de melhor no Brasil e apresentando performances surpreendentes.
 
Ao longo de toda a sua trajetória, a OSB já revelou grandes nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses. Além de realizar perfomances incríveis, seja ao ar livre ou em locais fechados, a Orquestra Sinfônica Brasileira também promove várias ações educativas, com o objetivo de divulgar ainda mais o repertório sinfônico brasileiros.
 
Sobre a Orquestra Sinfônica Brasileira
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) foi criada em 1940 pelo Maestro José Siqueira. Ela é o mais tradicional conjunto sinfônico do país, sendo reconhecida por todos pelo seu total pioneirismo em diversas ações como:
 
Primeira orquestra brasileira a realizar turnês pelo Brasil e exterior;
Apresentações ao ar livre;
Projetos de formação de plateia;
Mais de 5 mil concertos.
 
Durante os seus mais de 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de 5 mil concertos. Ao longo de sua história, revelou nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses.
 
No decorrer dos anos, ela também contou com a colaboração de vários artistas do século XX: Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Kurt Sanderling, Arthur Rubinstein, Martha Argerich, Kurt Masur, Claudio Arrau, Mstislav Rostropovich, Jean-Pierre Rampal e José Carreras, dentre outros.
 
Fonte: Mix Me
Foto: Reprodução