Olinda prorroga inscrições para o Ciclo Artístico e Cultural 2024

Compartilhar :  

Postado em: 01 / 11 / 2023 [12:15 pm]

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, prorrogou o período de inscrições, até 16 de novembro, para o Ciclo Artístico e Cultural 2024. A iniciativa promove a seleção de propostas de atividades, em diversas modalidades e categorias, para compor o calendário regular de apresentações no município. O cadastro deve ser realizado, exclusivamente por meio digital, através do portal cultura.olinda.pe.gov.br, onde consta o edital com todas as informações necessárias para a participação. As atividades buscam a valorização da cultura olindense e seus artistas, além da geração de renda e movimentação da economia.
 
A gestão reforça que podem participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins econômicos, respeitando os dispostos legais. Para comprovação, os representantes das atrações artísticas, sendo individuais, grupos ou agremiações, devem apresentar histórico, registros como links de vídeos, com duração mínima de cinco minutos; fotos de apresentações/ensaios; material gráfico; declarações de associações de classe/moradores; entre outros documentos. Os recursos para contratação dos artistas selecionados vão decorrer da dotação própria de orçamento do Município de Olinda.
 
Entre as categorias, que incluem todo o período carnavalesco de 2024, com troças, blocos, agremiações e afins, estarão também grupos de quadrilha junina; afoxé; bacamarteiros; bandas; blocos afro, de samba ou de pau e corda; boi; caboclinhos; cavalo marinho; clubes de frevo; coquistas; emboladores; escolas de samba, grupos de dança; mamulengos; performistas; repentistas; maracatus; xaxado; reisados; orquestras, entre muitos outros.
 
O CICLO
A Prefeitura de Olinda ressalta que a convocatória assinala a nova perspectiva de valorização das atividades culturais na cidade, garantindo a transparência, isonomia e a ampla participação da cadeia cultural. Nos critérios de análise, estarão a representatividade e reconhecimento popular, histórico e qualidade artística.
 
 
Fonte: Prefeitura de Olinda
Foto: Reprodução