Voltar à listagem O Guia Responde

  • O Que É um Coaching?

    “Exclusivo: Workshop com o coach X, preparador das estrelas Y e Z!”. “Últimas vagas para curso com o coaching das novelas da emissora K!”. Quantas vezes não nos deparamos com estes anúncios, inclusive aqui no Guia do Ator? Mas, afinal das contas, você sabe o que é e o que faz esse “coach” ou preparador de elenco? Para sabermos mais, entrevistamos a coach Andrea Cavalcanti, preparadora de elenco de diversos famosos em novelas, como Cauã Reymond, Bianca Bin, Nathalia Dill, Paola Oliveira, Grazi Massafera, dentre outros.
     
    Todos sabemos que ser ator vai muito além de pegar um script, ler e sair tagarelando as falas para frente da câmera. Existe todo um trabalho de construção da personagem, de sua personalidade, seus gostos... Mas e quando você tem que viver a história de alguém que não se assemelha nem um pouco com a sua? Que você não tem vivência nenhuma para construir? É aí que entra o preparador de elenco. Seu trabalho é o de ajudar, dar um suporte ao ator para que ele possa interpretar aquele papel da melhor (e mais convincente) forma possível. Andrea comentou que a principal vantagem de um ator que procura um coach é o trabalho em parceria. “Ele aprimora seu trabalho. Um olhar mais profundo, com mais movimentos, traz ao ator segurança para que ele possa 'surfar' em cena, sem racionalizar”, explicou. 
     
    Mas como funciona esta preparação? “Dificil generalizar”, afirmou Andrea. “Cada trabalho, diretor ou ator requer um processo. Em geral, antes das gravações começamos fazendo um trabalho mais sensorial, de entendimento dos personagens, suas relações, conflitos, hábitos cotidianos, etc. Em paralelo, desenvolvemos com cada ator um trabalho com foco no seu personagem”, contou.  Mas acrescentou também que “nada disso é regra e cada trabalho requer um olhar específico de acordo com suas necessidades”.
     
    Segundo Andrea, o trabalho em conjunto com o coach é fundamental ao ator. “Ele dá segurança ao ator, amplia sua visão, ajuda-o a se conhecer e perceber os pontos de intersecção entre ele e seu personagem”, esclareceu. E confidenciou: “pode parecer contraditório, mas o ator deve ter segurança para se deixar entrar em cena inseguro, para que o imprevisível aconteça. Mas isso só acontece se ele estiver muito bem preparado”.
     
    Os preparadores de elenco estão sendo cada vez mais procurados pelos atores, graças, principalmente, ao nível quase industrial de gravações. Além de se aprofundarem melhor, os atores já chegam ao estúdio preparados para gravar. E, como diria Shakespeare, “estar pronto é tudo”, especialmente na atualidade em que a concorrência é feroz.
     
    Por último, Andrea deixa as seguintes dicas aos atores que nos acompanham: “Não pare de estudar nunca. Lendo, se reciclando, assistindo peças, filmes, produtos de TV. Analisando, se interessando, tentando vasculhar cada processo e entendendo de forma lógica ou intuitiva cada caminho seguido. E sobretudo se desafiar sempre. Se jogar no escuro. Ser disponível”. 
     
    Se interessou pelo trabalho? Divulgamos vários cursos e workshops de coaching, com diversos profissionais, inclusive a Andrea, por todo o Brasil no Guia do Ator! Acesse a aba Cursos e confira!
     
     
     
     


Comentários