Voltar à listagem O Guia Responde

  • O que mudou na vida dos atores depois da pandemia?

    Desde o primeiro semestre de 2020, quando se iniciou a pandemia de COVID 19 por todo o mundo, um dos setores extremamente afetados foi o das atividades culturais, que aos poucos está se reestabelecendo e se adaptando, mas ainda enfrenta muitas dificuldades.
     
    Para os atores, que passaram por um período extremamente complicado ao que diz respeito ao seu trabalho, o "novo normal" vem cheio de desafios. Durante a coletiva de imprensa da montagem brasileira do musical A Família Addams, que volta aos palcos brasileiros em 2022, o assunto foi abordado por integrantes do elenco, e também, da produção.
     
    Por parte da equipe de produção, novas regras agora precisam ser seguidas a risca, tanto para garantir a segurança de todos os envolvidos no projeto quanto para a segurança do público e garantia de estreia e da temporada do espetáculo. O ator Fred Silveira, conhecido por integrar o elenco de grandes montagens de musicais da Broadway no Brasil, como "O Fantasma da Ópera", "My Fair Lady", "We Will Rock You", "Mudança de Hábito", entre outros, que nessa montagem vive o personagem Mal Beineke, pontuou todo esse cuidado entre a equipe durantes os ensaios, todos realizavam o teste de COVID duas vezes por semana, além dos cuidados básicos como obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool gel sempre à disposição.
     
    Se por um lado as medidas de segurança são totalmente necessárias e atendidas por todos, para que o show possa continuar, elas também se tornam desafios. A atriz Kiara Sasso, outro grande nome do teatro musical brasileiro, conhecida pelos espetáculos A Bela e a Fera, Mamma Mia, A Noviça Rebelde, Barnum, entre outros, que agora interpreta a personagem Alice Beineke, revelou que, durante o período de ensaios, o uso da máscara dificultava cantar e exigia um pouco mais de esforço do elenco. Ao abafar o som da voz com as máscaras, era mais difícil para o elenco e o maestro se ouvirem cantando. Apesar das dificuldades, todos foram muito conscientes o tempo todo de que essas novas medidas agora passam a fazer parte da construção do espetáculo.
     
    Os quase dois anos parados também foram uma espécie de obstáculo quando o retorno aconteceu. Para Fred Silveira,  "desde o musical O Fantasma da Ópera, eu não fiz nenhum espetáculo, mas a Kiara tinha acabado de fazer o musical Barnum e estava um pouco mais conectada com o palco. É engraçado que quando você fica tanto tempo fora, você perde um pouco essa conexão”. Mas o amor pela arte sempre fala mais alto "é bacana que quando você entra num processo de ensaios, a memória, tanto física quanto emocional vai te levando. Você vai lembrando que você é um artista e não importa quanto tempo você fique longe, você vai reconectando." ele finalizou.
     
    Almali Zraik, responsável pela produção geral do espetáculo, falou sobre a escolha do espetáculo e o motivo pelo qual escolheram remontá-lo: "durante a reunião de produção não houve muita dúvida, foi quase unanimidade. A escolha de trazer de volta A Família Addams foi principalmente para trazer alegria para o público e para os artistas, depois de um período tão difícil. A nova versão está ainda mais engraçada, corremos contra o tempo para finalizar o cenário, o ritmo dos ensaios foi intenso, mas poucas vezes eu vi uma equipe tão entregue e tão disposta. Existe muito amor e dedicação nessa produção".
     
    A Família Addams estreia no dia 10 de março, no Teatro Renault, sendo o primeiro grande musical da Time For Fun após a pandemia.


Comentários