Novo contrato prevê proteções contra uso da IA para dubladores

Compartilhar :  

Postado em: 27 / 03 / 2024 [11:15 am]

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) ratificou os novos contratos para dubladores que trabalham em animação de TV. Eles foram aprovados por mais de 95% da categoria e criam novas proteções em torno do uso de inteligência artificial.
 
As novas normas entrarão em vigor até 30 de junho de 2026. Elas incluem a exigência de que os produtores obtenham o consentimento de um ator antes de usar seu nome como um prompt para criar uma voz gerada por IA.
 
Ainda de acordo com os novos contratos, “o termo dublador vale apenas para humanos”. Os contratos também descrevem os direitos dos dubladores em torno do uso de suas réplicas digitais pelos estúdios e exigem que os produtores notifiquem e negociem com o sindicato sempre que usarem vozes geradas pela tecnologia.
 
Para o sindicato, a aprovação das regras “representa um passo significativo na expansão das proteções de IA”. Os contratos ainda estabelecem uma série de reajustes salariais, começando com um aumento de 7% datado de 1º de julho de 2023, pelo qual os atores receberão pagamentos retroativos. Isso será seguido por um aumento de 4% em 1º de julho deste ano e um aumento de 3,5% no ano seguinte.
 
O anúncio acontece após o SAG-AFTRA ter informado, no início de 2024, que havia chegado a um acordo com a empresa de geração de voz de IA Replica Studios. Essa negociação teve como objetivo garantir uma maneira de licenciar “com segurança” as réplicas de voz digital de dubladores. As informações são do Engadget.
 
Fonte: Olhar Digital
Foto: Reprodução