MinC lança "Prêmio Orlando Sena ao Curta-metragem produções realizadas como TCCs

Compartilhar :  

Postado em: 11 / 09 / 2023 [11:07 am]

Ministério da Cultura (MinC) lança nesta segunda-feira, 11, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o "Prêmio Orlando Sena ao Curta-metragem". Realizado por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e em colaboração com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), a premiação tem objetivo de reconhecer a contribuição ao cinema nacional por meio de filmes de curta-metragem produzidos como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) nos cursos de graduação de Cinema, Audiovisual, Rádio e Tv, Comunicação Social e Publicidade e Propaganda em todo o Brasil.
 
As inscrições estarão abertas em breve. No total, serão escolhidos 10 projetos, distribuídos igualmente por região do país. Cada premiação consistirá em um valor de R? 14 mil e um troféu, destinado aos estudantes que realizaram as produções. A inscrição dos filmes que se destacaram nos cursos de cinema e audiovisual será de responsabilidade das universidades. A Universidade Federal de Pelotas é a responsável pela execução do prêmio.
 
Orlando Sena
A premiação é uma homenagem ao renomado cineasta, escritor e jornalista Orlando Sena, cuja influência e legado são fundamentais para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro. Orlando Senna foi um dos fundadores e dirigentes da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños e ocupou o cargo de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura de 2003 a 2007, entre outras responsabilidades na gestão pública cultural. Criou e dirigiu o Curso de Dramaturgia Audiovisual e Roteiro do Centro de Capacitação Cinematográfica do México (1994).
 
Em 2007 assumiu a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil e em seguida, entre 2008 e 2015 presidiu a TAL - TELEVISÃO AMÉRICA LATINA, uma rede comunicação entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.
 
A equipe de seleção será composta por professores do Forcine, bem como membros da equipe do Ministério da Cultura. A entrega dos prêmios está programada para ocorrer em novembro.
 
Congresso Forcine 2023
A 19ª edição do evento tem como tema norteador "O ensino como Vetor de Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro", que conta com conferências, mesas-redondas e exibição de filmes. O encontro acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
 
As inscrições e demais informações sobre a programação podem ser acessadas pelo link ou site. Este evento não apenas celebrará a história do cinema brasileiro, mas também reconhecerá o talento emergente na indústria, especialmente entre os estudantes de cinema e audiovisual.
 
Serviço
Lançamento do Prêmio Orlando Sena ao Curta-metragem
Data: segunda-feira, 11 de setembro de 2023
Hora: 9h30
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP
 
Fonte: Imprensa Ministério da Cultura
Foto: Divulgação