Mariana Barros: conheça a coreógrafa do espetáculo The Town, o musical

Compartilhar :  

Postado em: 06 / 09 / 2023 [06:22 am]

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, o festival de The Town acontece até 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, celebrando música, cultura e arte. Além de grandes shows de artistas nacionais e internacionais, o público pode curtir também um espetáculo musical, que conta com mais de 40 pessoas no elenco e uma equipe criativa renomada no ramo do teatro musical no Brasil, como os produtores Charles Moeller e Claudio Botelho.
 
O espetáculo, que tem aproximadamente 40 minutos de duração e 4 sessões por dia de festival, conta com as coreografias incríveis da coreógrafa, bailarina, atriz e apresentadora Mariana Barros, nome que vem se destacando muito no meio artístico e sendo promessa como uma das principais coreógrafas de espetáculos musicais no país. 
 
A oportunidade de coreografar o The Town veio ainda na época em que o musical Mamma Mia, também com coreografias de Mariana, estava em cartaz no Rio de Janeiro, no começo do ano, “Charles me chamou pra conversar, falando que teria esse trabalho e que gostaria que eu coreografasse. Esse é nosso terceiro trabalho juntos e tudo graças a confiança dele no meu trabalho.” Além de Mamma Mia, ela também esteve na equipe do musical West Side Story com a dupla. Seu trabalho foi indicado ao Prêmio CENYM 2022, onde concorreu duplamente na categoria Melhor Coreografia em Musical, tanto por West Side Story quanto por 13 O Musical, levou o prêmio por 13 O Musical.
 
Ainda que de curta duração, “The Town o musical” trouxe grandes desafios para Mariana, mas também muita alegria e identificação com a história “o espetáculo fala sobre um artista que chega em São Paulo para realizar seus sonhos, é mais ou menos o que acontece com todos nós, artistas, então eu lembro muito da minha própria chegada a São Paulo. A primeira coreografia que fiz foi lembrando de mim, chegando em São Paulo, e dos meus amigos também, das experiências que eu ouvi. São Paulo é uma cidade que acolhe várias etnias e personalidades diferentes, então comecei pela coreografia que classifiquei como The Town 1, que é uma coreografia onde cada um faz uma coisa, cada um tem uma função diferente. Todos são personagens, todos tem um porquê e um estilo diferente e em algum momento cada personagem conversa com o outro. No final todos dançam juntos, como se todos fossem o personagem principal.”
 
Mariana já tem em seu currículo grandes montagens de musicais da Broadway no Brasil, como A Bela e a Fera, Cats, Evita, O Mágico de Oz, Crazy For You, Cantando na Chuva, Chicago, entre outros, mas montar um espetáculo para um festival de música trouxe uma série de novos desafios “primeiro foi coreografar e criar coisas diferentes para apenas um cenário, que é uma estação de trem, usando props e luz. Outro desafio é que são 40 bailarinos, então tive que separá-los e não cansar todos, afinal são 4 apresentações por dia. Tenho que dividir sem deixar pesado. Terceiro desafio, tive que coreografar por blocos, devido ao espaço na sala de ensaios, e lembrar que depois esses blocos tinham que se conversar quando unisse todo mundo no palco. Eu tinha que escalonar e lembrar o que cada um fazia com qual pessoa, qual bloco se conversava com outro.”
 
 
Mas todo o trabalho tem valido a pena “a receptividade tem sido muito boa, estamos lotando todos os dias. É muito interessante ver pessoas que, às vezes, não tem contato com teatro musical no dia a dia, conhecendo um pouco desse mundo, por conta do festival. É muito gratificante ver os bailarinos ali se divertindo e contando a história. Entre os bailarinos também tem gente que nunca fez musical e está tendo a oportunidade de fazer agora. Está sendo tudo muito interessante, estou muito feliz.”. 
 
Todos que estiverem no festival podem assistir ao espetáculo sem nenhum custo adicional, basta checar os horários das apresentações. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, roteiro e direção artística de Charles Möeller, a história promete encantar e emocionar o público. “Estou muito feliz de estar no The Town, pois estou novamente com a equipe M&B, com o Charles, o Claudio, a Tininha. Também por conhecer Zé Ricardo e o Roberto Medida, que são pessoas inspiradoras, que pensam realmente na arte e em englobar as pessoas dentro da arte. Isso, pra mim, faz toda a diferença” completa Mariana.
 
O The Town se encerra no domingo, dia 10, mas o trabalho de Mariana segue com novidades “já tenho dois projetos para o ano que vem, que ainda não posso falar muito, mas estou muito feliz que as pessoas estão confiando no meu trabalho. E tenho outros dois projetos meus, pessoais, que quero ver se consigo fazer ano que vem, também. Estou sempre evoluindo pessoal e profissionalmente e conhecendo pessoas incríveis, que me deixam muito feliz!”