Margareth Menezes toma posse no Ministério da Cultura, recriado por Lula

Compartilhar :  

Postado em: 03 / 01 / 2023 [12:56 pm]

Em uma solenidade lotada de artistas e autoridades do mundo político, a cantora e produtora cultural baiana, Margareth Menezes, assumiu o cargo de ministra da Cultura na noite desta segunda-feira (2) em Brasília. A pasta da Cultura havia deixado de ter status de Ministério desde o governo do ex-presidente Michel Temer e agora retorna à Esplanada dos Ministérios.  
 
Em seu primeiro discurso de como ministra ela criticou as políticas implementadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que elas causaram um desmonte do setor cultural, com prejuízos para toda a economia do país. Segundo ela, somente para o setor cultural, os prejuízos são estimados em R$ 63 bilhões.
 
A cerimônia contou com a presença de cinco, das 11 mulheres ministras do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Estavam no local: Ana Moser (Ministra do Esporte), Nísia Trindade (Ministra da Saúde), Anielle Franco (Ministra da Igualdade Racial), Daniela Carneiro (Ministra do Turismo), além da própria Margareth Menezes. A primeira-dama Janja Lula também participou e discursou na solenidade.
 
Reencantamento do país
Apesar do clima de festa entre os presentes, Margareth Menezes fez duras críticas em determinados momentos de seu discurso e afirmou que o país estava sendo "demolido de dentro pra fora a partir da nossa cultura".
 
A baiana disse que agora o Ministério da Cultura será fundamental no processo de "reencantamento do país".
 
"A cultura é base da educação. Ela qualificava e conscientiza uma ideia profunda de democracia. Nós merecemos o nosso ministério. O Brasil tem uma das mais ricas potentes e respeitadas culturas do mundo", concluiu em seu discurso.
 
Após assinar a posse, a cantora foi a um palco na área externa do museu cantar e agradecer o público.
 
Além de assinar o termo de posse, ela ainda anunciou outros nomes de sua equipe, como Maria Marighella e Zulu Araújo.
 
Fonte: O Tempo
Foto: Reprodução Instagram