Festival promove cinema indígena e tem filme com Dom Phillips

Compartilhar :  

Postado em: 23 / 08 / 2023 [11:35 am]

A 34ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo começa nesta quinta-feira (24/8) e vai até 3 de setembro com a exibição de 301 filmes. As produções representam 53 países e muitas destacam o cinema indígena que vem ganhando forma nos últimos anos.
 
Na lista, estão trabalhos de cineastas como Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro. O trio apresenta 13 curtas na seção Questões do Céu e da Terra, com os quais apresentam uma retrospectiva de suas carreiras. Além de participar de um encontro no próximo dia 28 para falar sobre a trajetória deles no cinema brasileiro.
 
Outro filme que promete se destacar no festival é o inédito Onde a Floresta Acaba, de Otavio Cury. No trabalho, ele recupera viagens feitas ao lado do jornalista Dom Phillips, que foi assassinado junto com o indigenista brasileiro Bruno Pereira em uma viagem à Amazônia em junho de 2022.
 
A exibição conta ainda com Yuri U Xëatima Thë – A Pesca Com Timbó e Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando, de Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami; e Mãri Hi – A Árvore do Sonho, dirigido por Morzaniel ?ramari. Alberto Alvares apresenta Nhe‘En-Mongarai/Batismo da Alma e a dupla Vinicius Toro e Luiza Calagian chegam com Ava Mocoi, os Gêmeos.
 
Ainda na temática de produções indígenas e relacionadas à questões dos povos originários, o Curta Kinoforum tem mais quatro produções: Castanho, Mborairapé, Tapuia e Vãnh gõ tõ Laklãnõ. A programação completa vai ocupar 44 salas de cinema e pode ser conferida no site do evento.
 
Fonte: Metropoles
Foto: Divulgação