Festival Estudantil de Teatro (FETO) abre inscrições da 21ª edição

Compartilhar :  

Postado em: 15 / 09 / 2021 [05:14 am]

Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, um dos mais longevos festivais estudantis de teatro completa 21 anos, com uma programação toda online. Podem se inscrever até o dia 20 de setembro (segunda) estudantes de todo o país. Serão selecionadas propostas voltadas para o diálogo entre o teatro e as plataformas digitais, que tenham sido realizadas cumprindo protocolos do isolamento social.
 
O Festival Estudantil de Teatro está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro, segunda, às 23h59, horário de Brasília. Com 21 anos de trajetória, um dos mais longevos e importantes eventos na área de artes cênicas do país, experimenta mais uma vez uma edição toda online. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fetobh.art.br.
 
Podem participar estudantes de todas as regiões do Brasil, independentemente do nível de escolaridade (Ensino Fundamental, Médio e Superior, cursos livres e técnicos). É permitida a inscrição de grupos compostos por participantes matriculados em diferentes instituições, que se formaram a partir de janeiro de 2020. "Mesmo que a instituição esteja com as aulas suspensas durante a pandemia ou, se por alguma razão, o estudante precisou interromper os estudos durante o ano, ainda assim pode se inscrever no FETO", explica a coordenadora geral do evento Valentina Vandeveld.
 
A equipe de curadoria desta edição, formada por profissionais com trajetória reconhecida nas artes cênicas - como a atriz, diretora e professora Glaucia Vandeveld e a atriz e diretora Michele Sá - vão selecionar propostas que ainda estão no papel ou em fase de desenvolvimento, e que dialogam com as conexões entre o teatro e as ferramentas virtuais.
 
Serão aceitos formatos diversos como, cenas curtas, websérie, podcast, performance, leitura dramática, formatos híbridos, distribuídos nas seguintes modalidades: criações de minuto (propostas de até 2 minutos para feeds de Instagram), experimentos cênicos (propostas de 3 a 10 minutos para Youtube), ideias confinadas que são propostas que terão acompanhamento de um tutor indicado pelo festival (20 minutos, com transmissão pelo também pelo Youtube), e ainda, Fazendo ao Vivo, que contemplará trabalhos realizados no período de isolamento social, que serão transmitidos em tempo real durante o festival.
 
Todas as propostas selecionadas deverão cumprir os protocolos de isolamento social durante o processo de criação e finalização do trabalho. Caso isso não seja feito, o proponente poderá ser desclassificado. As inscrições podem ser feitas por "estudantes, grupos, instituições, um docente que mobilize seus estudantes a participar, ou ainda, de um grupo de amigos que queira desenvolver uma ideia criativa. A participação da família é bem-vinda. Pensamos numa construção aberta e afetiva", explica Gláucia Vandeveld, que também assina a coordenação artística e pedagógica do festival. O resultado dos selecionados será divulgado até o dia 1º de outubro de 2021 e pode ser acessado no site do FETO www.fetobh.art.br.
 
Em função do contexto digital, neste ano o festival pode oferecer novamente aos grupos selecionados um auxílio digital mediante entendimento da realidade de cada selecionado. "O Festival estará atento às necessidades dos estudantes durante o processo de criação e exibição dos trabalhos. Vamos estudar maneiras de contribuir com os artistas que querem participar, mas possuem acesso restrito às ferramentas digitais", explica o coordenador técnico Cris Diniz.
 
O FETO tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH (@institutounimedbh) por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, via Lei de Incentivo à Cultura.
 
SOBRE O FETO
O FETO – Festival Estudantil de Teatro existe desde 1999, em Belo Horizonte, com a finalidade de valorizar, visibilizar e fomentar o teatro nas escolas, universidades, cursos livres e técnicos, de todo o país. O Festival também busca estimular a reflexão e o debate sobre o teatro estudantil e o universo da cena como um todo, bem como a formação de público, além de democratizar o acesso à cultura por meio de atividades destinadas a várias esferas da sociedade.
 
O FETO não é uma mostra competitiva e não possui premiações. É um festival que está na sua 20ª edição e que ano após ano, sobreviveu às dificuldades encontradas pela cultura no país. Isso só é possível porque o FETO é construído de forma coletiva pela Associação No Ato, grupos e artistas selecionados, instituições participantes e parceiros de longa data.
 
SOBRE INSTITUTO-UNIMED-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed?BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 
 
SERVIÇO
FETO 21ª edição – Programação toda online
Período de Inscrição: até 20/09, segunda
pelo site do festival: www.fetobh.art.br
Divulgação do resultado: 1/10, sexta
Facebook e Instagram: @FETOteatro
 
Fonte e imagem: Assessoria/Rizoma Comunicação