Festival de Cannes 2023 prestigia cinema brasileiro

Compartilhar :  

Postado em: 26 / 05 / 2023 [12:24 pm]

Há 76 edições, o Festival de Cannes reúne, praticamente, todas as estrelas do cinema entre atores, diretores e grandes produtores, que caminham rumo a imponente sala Lumière. Ali são exibidos filmes em primeira mão, que vão levar milhões de pessoas aos cinemas de todo mundo.
 
Entre os mais consagrados estão Harrison Ford que este ano foi homenageado e recebeu o prêmio de honra. E Martin Scorsese, veterano diretor que estreia mais um filme com seu timaço que conta com Leonardo DiCaprio e Robert De Niro.
 
O Festival de Cannes também lança talentos nas suas mostras paralelas, como a Un Certain Regard, um certo olhar em português. Espaço para uma curadoria ousada, com filmes de diretores que estão ingressando no mundo do cinema.
 
Foi o caso do diretor brasileiro Karim Aïnouz que, após ganhar o prêmio Melhor Filme na mostra em 2019 com a Vida Invisível, foi convidado para dirigir uma superprodução inglesa.
 
E nessa semana ele subiu o tapete vermelho ao lado de Jude Low, Alicia Vikander e grandes estrelas com o longa metragem na mostra competitiva, Firebrand.  O filme, primeira produção de Karim totalmente em inglês, conta a história da rainha inglesa Catherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII.
 
A edição desse ano vai coroar o cinema brasileiro e nossos talentos com outros quatro filmes que estão no festival. Entre eles, na sessão Cannes Classic, um documentário sobre um dos maiores diretores brasileiros, Nelson Pereira dos Santos, Vida de Cinema.
 
Figurinha carimbada do festival, o diretor pernambucano, Cleber Mendonça Filho, teve dois filmes na mostra competitiva em Cannes no passado: Bacurau e Aquarius. Mas este ano traz, em exibição especial, sua nova produção chamada Retratos Fantasmas que foi exibida fora de competição essa semana. É um documentário ambientado no centro do Recife no século 20.
 
Tem ainda a Flor do Buriti ,de Renée Nader Messora e João Salaviza, selecionada para mostra Um Certo Olhar. E o longa Levante da cineasta Lillah Halla, exibido na semana da crítica.
 
Lembrando que o Festival de Cannes segue até o dia 27 de maio.
 
Fonte: Agência Brasil
Foto: Pexels