Dubladores nacionais fazem campanha pela regulamentação de IA no meio

Compartilhar :  

Postado em: 23 / 01 / 2024 [10:12 am]

Alguns dos maiores dubladores em atividade no Brasil se uniram em uma campanha pela regulamentação do uso da inteligência artificial na dublagem. Com o movimento Dublagem Viva, os profissionais afirmam buscar “equilibrar os avanços tecnológicos com a preservação de empregos e garantir a qualidade da dublagem, mantendo o respeito aos profissionais e à indústria audiovisual, que possui imensa cadeia produtiva”.
 
Para divulgar o movimento, vários dubladores usaram suas redes sociais para mostrar seus rostos e lembrar alguns dos vários personagens para quem eles já emprestaram suas vozes ao longo dos anos.
 
O Dublagem Viva conta com apoio de diversas instituições internacionais de dubladores, incluindo a Organización de Voces Unidas (OVU), do México, a National Association of Voice Actors (NAVA), dos Estados Unidos, a Sindicato de Actores de Voz y Voice Talents de Madrid (AVTA), da Espanha, e a global United Voice Actors.
 
“A IA não deve ser usada para reproduzir vozes de atores em outros idiomas para Língua Portuguesa Brasileira a finalidade de substituir os dubladores. É essencial preservar a expressão vocal, emoção e interpretação artística que os profissionais trazem para o processo de dublagem. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar, não como um substituto. O uso de IA na dublagem deve estar em conformidade com as leis de direitos autorais e respeitar os contratos de trabalho e acordos estabelecidos com os detentores dos direitos”, declarou a organização do movimento em um manifesto publicado em seu site oficial.
 
“Querer dar através da IA ideia de perfeição e padrões inumanos aos personagens, tanto em voz, expressões, corpos, performances, etc priva o profissional artista do exercício de seu talento e ao ser humano, de o seu direito a singularidade existencial. A Missão Fundamental da arte é levar reflexão profunda sobre a existência do ponto de vista filosófico, social e econômico. E nós artistas em dublagem, não poderíamos nos furtar a isso num momento tão importante pra humanidade.”
 
Ainda de acordo com o site oficial do Dublagem Viva, a intenção do movimento “não é proibir nenhuma evolução tecnológica, queremos apenas garantir que o que é apenas uma ferramenta de criação não passe a ser entendido como o nosso criador”.
 
Fonte: Omelete
Fonte: Reprodução Instagram