Curta brasileiro será premiado em festival de cinema queer nos EUA

Compartilhar :  

Postado em: 06 / 09 / 2023 [12:12 pm]

Um curta-metragem produzido e estrelado por um estudante de pós-graduação da USP será premiado em um festival de cinema queer nos Estados Unidos. Dentro foi produzido de forma totalmente independente e será exibido em seu segundo festival.
 
O curta
O curta integra a programação do Merced Queer Film Festival, na Califórnia, onde será o único representante brasileiro.
Idealizado por Thiago Camacho e Fátima Sudario, ele foi dirigido por Rodrigo Urbano e Isadora Maia, que vêm de trajetórias no audiovisual e nas artes visuais, respectivamente.
Tem no elenco a atriz trans Glamour Garcia (conhecida por viver Britney na novela A Dona do Pedaço, da Globo) e a drag queen Sasha Zimmer (participante do reality show Queen Stars Brasil, da HBO Max).
A atuação de Thiago em Dentro foi premiada no Festival de Cinema de Rio Bonito (RJ), o Ribacine, no ano passado.
 
Dentro
Inspirado no estilo narrativo do filme Árvore da Vida, do diretor Terrence Malick, o curta Dentro costura os fluxos de pensamento internos do personagem Bruno, interpretado por Thiago. Essa costura é feita para denunciar as violências psicológicas típicas dos relacionamentos abusivos.
 
Todo o filme ocorre dentro de uma mansão, transmitindo a sensação de sufocamento de uma pessoa que se vê presa à situação aparentemente sem saída de um relacionamento tóxico. As relações narcisistas e as violências psicológicas nos relacionamentos têm sido temas bastante presentes nos debates atuais da comunidade LGBTQIAPN+.
 
"O filme Dentro foi muito melancólico e denso, exaustivo fazer, pela questão da abordagem sobre os temas de abuso e dominação, manipulação, e assuntos referentes a desvios e transtornos de personalidade como o narcisismo e a psicopatia (ou transtorno de personalidade antissocial) e a destruição de vítimas inseridas nessa relação. Foi uma experiência de produção, vivência e atuação delicadas.
Thiago Camacho, doutorando no Programa de Artes Cênicas da ECA (USP)
 
Para Thiago Camacho, o reconhecimento dos trabalhos da produtora em um festival no exterior dá esperanças de que também o Brasil abrace o investimento independente em cultura, segundo informações do Jornal da USP.
 
"Nunca recebemos apoio de nenhum lugar, eu sou doutorando pela USP, funcionário público e todas essas obras foram feitas com patrocínio privado meu. Então, sermos premiados, valorizados e reconhecidos no exterior nos deixa muito felizes e esperançosos que nosso país abrace a cultura, reconheça também, e apoie seus esforçados artistas e produtores, que ajudam a fomentar a identidade e cultura no nosso país."
Thiago Camacho, doutorando no Programa de Artes Cênicas da ECA (USP)
 
Uma versão de Dentro com censura e classificação indicativa de 16 anos pode ser assistida no YouTube. A versão completa do filme está disponível para aluguel e compra na plataforma Vimeo.
 
O Merced Queer Film Festival é uma iniciativa do cineasta e ativista gay norte-americano Robert Jerome Pagan. O evento fará parte da Festa do Orgulho LGBTQIAPN+ local.
 
Fonte: Olhar Digital
Foto: Divulgação