Conheça Mariana Barros, a coreógrafa do novo musical que está fazendo sucesso entre os adolescentes

Compartilhar :  

Postado em: 04 / 04 / 2022 [03:24 am]

"13 – O Musical", o espetáculo da Broadway que marcou a estreia profissional de Ariana Grande, ganhou sua montagem brasileira e estrou em São Paulo no último sábado, dia 2 de abril, para curta temporada, no Teatro Liberdade. Pensado para o público adolescente, 13 – O Musical foi um grande sucesso na Broadway e no West End, e agora desembarca em nosso país para encantar não apenas os mais novos, mas a família toda.
 
O musical tem direção geral e artística de Fernanda Chamma, direção musical de Ronnie Kneblewski e coreografias de Mariana Barros e conta a história de Evan Goldman, que após se mudar de Nova York para uma pequena cidade em Indiana, precisa lidar com diversos problemas típicos da adolescência, incluindo o divórcio dos pais, a preparação para seu Bar Mitzvá, além, claro, ter que encarar a vida social complicada ao chegar em uma nova escola, fazer novos amigos, tudo isso em uma nova cidade. O espetáculo estreou em 2007 em Los Angeles, indo para a Broadway em 2008 e em 2012 em Londres.
 
Conversamos com a coreografa Mariana Barros e ela nos contou um pouco sobre como foi o processo de criação com os 26 adolescentes: "foi delicioso e extremamente desafiador. Todas as coreografias foram feitas em cima do material de improvisação de cada adolescente (que são extremamente criativos). Eu assistia as cenas que a nossa diretora Fernanda Chamma criava e, em cima de alguma característica e improvisações deles, juntava as minhas idéias e desenvolvia as coreografias."
 
Com dois elencos de e uma banda formados por adolescentes, Mariana teve um cuidado especial com as particularidades dos jovens artistas: "pra mim o importante era não perder o contar da história e nem descaracterizar a movimentação de cada um. Tanto é que, mesmo sendo a mesma coreografia pros dois elencos existem, algumas diferenças, pois eu fazia em cima do que eles traziam como personalidade do personagem."
 
E para garantir um bom resultado, Mariana ressaltou ainda a parceria entre os colegas da equipe criativa: "nesse trabalho específico tive muita abertura com a Fernanda, o que foi essencial para que eu me desafiasse pois algumas cenas tambem tiveram movimentações mais coreografadas. Ela me dizia como imaginava  a cena, eu montava, depois ela assistia e trocávamos idéias . Como ela é coreografa também, ela tem essa visão de um todo muito amplo e pra mim isso é maravilhoso. Aliás tínhamos um time de criação, assistentes e tecnica maravilhosos são eles: Alice Zamur, Amanda Bamonte, Bruna Vivolo e Eurípedes Fraga." 
 
 
Mariana, que também é atriz, precisou se dividir entre as funções: "no caso da coreografia, ter a Alice Zamur ao meu lado foi absolutamente importante, juntamente com o trabalho de coreógrafa no 13 porque eu estou em cartaz e faço parte do elenco do musical Chicago! Então eu montava o espetáculo de segunda a quinta, corria para o teatro e a Alice ensaiava e mantinha, juntamente com direção e voz, tudo o que eu havia criado. Ou quando era preciso alguma mudança, ela me avisava e eu chegava pronta  com algo na cabeça,para não atrasar o processo de todos."
 
Com nomes de peso no elenco, como Enzo Krieger, Igor Jansen, Gabi Ayumi e Sienna Belle, "13, o Musical" tem sessões aos sábados, às 15 e 18h e domingos, às 17h.
 
E se ainda é preciso uma boa razão para assistir, Mariana completa: "todos os atores são radiantes, o espetáculo é dinâmico e extremamente divertido, junta tdo isso com o talento de todos e temos com certeza um musical vibrante. Vocês não vão se arrepender."
 
Mariana Barros já fez parte do elenco de outros grandes musicais e trabalhou com estrelas como Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello nos musicais Crazy for You e Raia 30, aonde teve destaque como atriz, bailarina e cantora. É coreógrafa e também bailarina em comerciais, atuou como atriz em espetáculos teatrais e é apresentadora para vídeos corporativos. Barros é uma artista multilalentosa e fica a dica para conferirem de perto do trabalho e o talento dela nos palco!
 
 
 
SERVIÇO - 13 - O Musical
Data: A partir do dia 02 de abril de 2022 (conferir no site todas as datas disponíveis)
Horários: sábados, às 15h e 18h; e domingos, às 17h
Local: Teatro Liberdade
Endereço: Rua São Joaquim nº129 - Liberdade, São Paulo
Classificação etária: Livre, menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
 
INGRESSOS
Internet (com taxa de conveniência): https://www.sympla.com.br/
Bilheteria física (sem taxa de conveniência):
Horário de funcionamento de bilheteria:
Atendimento presencial: À partir de 05/01/2022 de terça à sábado das 13h00 à 19h00. Domingos e feriados das 13h00 às 16h00. Em dias de espetáculos a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.
 
Fotos: @cintiacarbalhofotografia e @andysantanaoficial