Voltar à listagem O Guia Responde

  • Como trabalhar na TV

    Trabalhar na TV é o sonho de quase todo ator, e com certeza essa é uma das pergunta mais frequentes que recebemos no Guia do Ator. E para responder da melhor forma possível, a nossa equipe pesquisou sobre o assunto, conversou com a atriz Marilice Cosenza e te dá dicas de qual a melhor maneira para conquistar esse trabalho.


    Trabalhar na TV não é tão fácil quanto parece e também não é sinônimo de fama e dinheiro, como muitas pessoas pensam.  Mas, para o ator que realmente quer trabalhar em frente às câmeras, o primeiro passo é estar preparado: isso significa ter talento e conhecimento. É preciso estudar muito para isso, porque atuar para a TV é totalmente diferente de atuar para o teatro ou para o cinema.

    Na TV concentração é algo essencial para o trabalho, é importante que o ator esteja sempre muito preparado para entrar em cena. Marilice disse que: “O ator deve se preocupar com as marcas, com a posição das câmeras, com a continuidade de sua cena, com a verdade do olhar. Pois em TV o foco é sempre no olhar, na verdade, se não houver verdade e naturalidade no trabalho do ator, com certeza ele não convencerá quem está do outro lado da tela”.

    Se você é ator e quer trabalhar na TV é muito importante fazer cursos voltados para essa área, porque oferecem ferramentas que te ensinam a usar o máximo do seu potencial e talento e assim otimizar o tempo do diretor. Se você sabe como funciona um trabalho na TV, com certeza irá oferecer um trabalho de maior qualidade do que outros. Além disso, os cursos são importantes para conhecer pessoas do meio, para trocar experiências e contato, pois lembre-se: “quem é visto, é lembrado”.

    Para trabalhar na TV você vai precisar ter um bom material de fotos e vídeos. Esse material será sempre o seu cartão de visita, se ele passar uma má impressão já de cara, pode ser uma porta que se fecha, uma oportunidade ou um teste que você deixará de fazer. Marilice da à dica: “Para fazer um bom material, o ator deve pesquisar na Internet boas empresas, ver os comentários das pessoas, assistir aos vídeos no Youtube e ver as indicações de sites renomados no mercado artístico”.

    Os testes para trabalhar na TV são feitos ou a convite do produtor de elenco, ou do diretor, ou do autor da novela ou programa. No geral, definem-se os personagens e participações e o produtor de elenco consulta o banco de dados da emissora e as principais agencias de atores do país, para que possa achar atores para fazer os testes para os personagens desejados.

    Quando chamado para um teste, você deve se preparar estudando bem o texto, deixando - o mais verdadeiro e natural possível. Para TV, geralmente você recebe o texto antes para se preparar e decorar. Mas pode acontecer de no meio do teste, o diretor pedir para que você improvise, aí é hora de autoconfiança para mostrar o seu potencial!

    Em um teste de TV você não deve chegar atrasado, ir com maquiagem ou roupas que chamem muita atenção, conversar ou falar alto demais enquanto espera a sua vez. Ser arrogante e faltar com respeito com as pessoas. Não ir com o texto decorado, estar inseguro ou nervoso. Procure estudar o máximo possível e ir para o teste seguro de que ali você fará o seu melhor, e faça! Estude sobre seu personagem. Crie um background de vida para ele. Isso lhe ajudará, psicologicamente, a atuar o mais naturalmente possível na cena.

    Não se intimide com a câmera. Faça de conta que ela não está lá e aproveite aquele momento único de mostrar o que você tem de melhor e sabe fazer. Não tente interpretar a cena. Seja o mais natural e verdadeiro que puder. Diferentemente do teatro, em TV a platéia (ou melhor o telespectador) é a lente da câmera e ela está sempre muito próxima de você. Por isso, preencha seu olhar com sentimento verdadeiro da cena; acredite e viva aquela situação que o texto lhe propôs. Não deixe que o nervosismo tire seu controle e o trave. Respire fundo e deixe seu talento brilhar para as câmeras!

     

    Lembre-se que o bom ator não interpreta...ele VIVE a cena!

     

    Siga-nos

    www.twitter.com/guiadoator

    http://www.facebook.com/pages/Guia-do-Ator/194081713948884

     


Comentários