Voltar à listagem O Guia Responde

  • Como se preparar para um teste

    Quem vive se inscrevendo para participar de testes sabe a alegria que é ser, enfim, chamado para um. Porém, a partir do momento que você se torna um ator pré-selecionado, podem surgir algumas dúvidas, por exemplo: Como me vestir? Como me comportar? Como me preparar para esse teste?  Com o intuito de ajudar a resolver essas questões, que parecem simples, mas que podem, ainda assim, tirar o sono de muitos, entrevistamos Rafael Pucca, ator e apresentador da TV Guia do Ator. 
     
    Para entrar no assunto, é preciso, primeiro, entender como funciona um teste: “Para fazer um teste, você precisa entrar em contato com a produção através de sites para atores (como o Guia do Ator) ou por e-mail, ou fazendo parte do casting de alguma agência de atores”, explica Rafael. Uma coisa importante a considerar a respeito de uma seleção é o texto ou o roteiro que pautará o ator para a realização do teste. Este, que quase sempre é um monólogo, pode ser enviado pelo próprio produtor, ou então pode ser solicitado para que o ator leve um texto de sua escolha ou de sua autoria. “Depende do trabalho”, esclarece Pucca, “Se for um trabalho publicitário e tiver texto, geralmente o ator recebe antes. No caso de seleções para teatro, TV ou cinema, o ator escolhe o texto ou então a produção envia o material desejado”, acrescenta. Vale lembrar que os Atores Premium do Guia do Ator tem acesso à Biblioteca de Monólogos do site aonde podem ver e baixar os textos.
     
    Decorar o texto que permeará o teste é, obviamente, muito importante, e existem várias maneiras para fixá-lo melhor na memória e poder interpretá-lo com credibilidade na hora do teste. “Eu, geralmente, procuro entender o contexto da cena, depois decoro frase por frase, acrescentando uma por uma até ter decorado todo o conteúdo”, revela o ator Rafael Pucca. Outra dica é escolher algumas passagens do texto como “palavras-chave” e experimentar jeitos diferentes de falar essas palavras, para favorecer a memória. Outra boa dica é criar uma história, um passado para a personagem do seu texto, um background psicológico e emocional. 
     
    Além disso, vale a pena gravar a própria voz durante as leituras do texto e, em seguida, escutá-la diversas vezes, até que tudo esteja na ponta da língua. Ou se possível, filmar a si próprio com o celular ou outra câmera e assistir. Isso serve também para a cena que irá interpretar ou para a música que vai cantar. “Gravando a si mesmo o ator consegue identificar suas principais falhas e onde pode e precisa melhorar. Chamar um amigo que também seja ator, de preferência mais experiente que você, também é um bom jeito de se preparar”, diz Pucca. É muito importante entrar na sala de teste confiante e seguro! Lembre-se que os seus primeiros minutos perante os avaliadores já falam muito sobre quem você é.
     
    Com a chegada do tão aguardado dia do teste, é muito importante ser pontual e se possível, chegar meia-hora antes do horário combinado, levar tudo o que foi pedido pela produção, como documentos, fotos, roupa específica, etc. Depois de preencher a ficha e aguardar ser chamado para seu teste, a dica é ser o mais profissional possível e tentar não cometer algumas gafes que são comuns entre os atores. “Alguns erros bastante cometidos em dias de teste são: atrasos, conversas com a equipe de produção e com outros candidatos, como se estivesse em um ambiente social, fazer aquecimentos físicos ou vocais que atrapalhem os outros candidatos e ir com maquiagem exagerada ou com figurinos que sugiram um personagem específico”, lista o apresentador da TV Guia do Ator. 
     
    Embora a ansiedade e o nervosismo sejam companheiros dos atores por toda a vida, é importante que o ator tente se manter calmo no dia do teste, para que não ponha tudo a perder no momento decisivo. “Essas coisas tendem a diminuir com a experiência, mas quem está começando agora deve lembrar de se divertir e fazer apenas o que pode fazer no dia. Nem tudo depende de você ou da qualidade do seu trabalho. A dica é desistir de tentar entender o que o cliente, o diretor ou a produção querem, isso é algo além do seu controle”, ressalta Rafael Pucca. “No dia, respire profunda e lentamente para diminuir o nervosismo e hidrate-se. Esteja preparado para o não, mas busque o sim, sempre!”, aconselha.
     
    Uma boa dica do Guia do Ator é fazer o texto com verdade. Tentar interpretar menos e sentir o texto como se fosse realidade. “O bom ator não interpreta...ele vive a cena!” 
     
    Bom teste a todos!!!
     


Comentários