Voltar à listagem O Guia Responde

  • Como é o processo de criação de personagem para o ator?

    Seja para um espetáculo teatral ou para um produto audiovisual, ao iniciar um novo trabalho os atores também iniciam o processo de criação de seu personagem. Com muito estudo e trabalhando junto à direção do projeto, a história e as características dos personagens vão surgindo e, para isso, muitas vezes cada ator tem seu próprio método para seguir.
     
    Na terça-feira do dia 15 de março, aconteceu a coletiva de imprensa do musical "Sweeney Todd, o Cruel Barbeiro da Rua Fleet", que estreiou no dia 18 de março, no 033 Rooftop, dentro do Shopping JK,  em São Paulo. O espetáculo inédito no Brasil ganhou sua montagem nacional através da Del Claro Produções, com direção de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia. 
     
    O clássico com músicas de Stephen Sondheim e libreto de Hugh Wheeler ficou eternizado nas telas de cinema através da adaptação dirigida por Tim Burton, lançada em 2007, e protagonizado por Johnny Depp e Helena Bonham Carter. No Brasil, Rodrigo Lombardi é o responsável por interpretar o mesmo papel de Depp e, falando sobre seu processo de construção do personagem, o ator contou que também usou o filme como material de estudo, mas, junto à direção, foi mesclando as referências também de outras montagens e percebendo o que podia aproveitar de cada uma para criar a versão brasileira. O ator ainda afirmou "dentro da cabeça de cada um na produção tem elementos de um lugar de outro, mas de repente o que funciona pra mim é diferente do outro. Tem cenas que as minhas referências são de Star Wars".
     
    Para o diretor Zé Henrique de Paula e para a diretora musical Fernanda Maia, no caso de Sweeney Todd, tudo na trama está atrelado às músicas e Rodrigo também ressaltou o cuidado durante os ensaios para a interpretação musical: "Sondheim não escreveu as músicas para serem cantadas e sim para serem ditas, assim nós criamos a nossa imagem a passamos isso para a plateia". Ainda sobre seu papel e sobre a complexidade da obra, ele frisou o trabalho da equipe e garantiu que sem muito empenho e união nada poderia ser construído.
     
    A preparadora de elenco Inês Aranha também falou sobre as referências de outras montagens da obra, mas garantiu que "se inspirar não é copiar". Alguns elementos trabalhados por ela com o elenco foram imagens da época e do lugar onde a história, ambientada em Londres, se passa. Inês acrescentou que os figurinos também foram importantes para compor os personagens: "o figurino é aparência, é aquilo que o personagem traz externamente e isso também alimenta dentro. São várias pecinhas criativas que se juntando foram o todo."
     
    Andrezza Massei interpreta Dona Lovett, papel que no cinema foi de Helena Bonham Carter, e na montagem de Sweeney Todd Brasil, em que o palco é um ambiente interativo, a atriz falou sobre a maior proximidade com o público: "a distância do público num formato de espetáculo mais tradicional te leva pra uma interpretação mais expansiva e na nossa versão de Sweeney Todd a proximidade com o público te possibilita fazer sutilezas. As pessoas estão do meu lado e se for tudo exagerado elas não vão perceber a verdade. Não tem espaço para não ser de verdade". 
     
    No elenco também está o ator Mateus Ribeiro, que interpreta o personagem Tobias Ragg. Para ele a criação do personagem é um dos momentos mais importantes e mais prazerosos, e também, desafiadores. Mateus afirmou que alguns personagens são mais próximos da personalidade do ator e alguns nem tanto, como é o caso de Tobias: "o Tobias é um garoto de rua, no filme ele é retratado como uma criança, mas nas montagens do musical sempre é um adulto. Ele é tratado como um adulto com transtornos mentais e quando eu descobri essa característica, eu achei interessante para a criação personagem, porque é uma coisa que eu nunca fiz". Para deixar essas características em evidência para o público, Mateus trabalhou com a direção e preparação de elenco as expressões corporais de Tobias e para isso também estudou através de vídeos de outras montagens e de pessoas com transtornos mentais e intelectuais, descobrindo aos poucos como dosar tudo e acrescentar ao seu papel. O ator ainda completou "a coisa do corpo veio com os ensaios, a princípio não teria nada disso, mas durante o processo percebemos que era algo importante para o personagem".
     
    SERVIÇO
    SWEENEY TODD – O CRUEL BARBEIRO DA RUA FLEET
     
    Apresentado por: Ministério Turismo
    Patrocínio: Santander, Esfera, Getnet e Eurofarma
    Apoio: RCI
    Realização: Del Claro Produções e Firma de Teatro
     
    Temporada: A partir de 18 de março de 2022 (curta temporada)
    Local: 033 Rooftop do Teatro Santander
    Endereço: Complexo do Shopping JK - Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi - SP Sessões: Sextas, às 21h30 / Sábados, às 16h e 20h30 / Domingos, às 18h Classificação Etária: 16 anos
    Duração: 120 minutos (com intervalo de 15 minutos)
    Capacidade: 374 pessoas
    Acesso para deficientes
    Estacionamento: Valet R$35 – aceita todos os cartões de débito/crédito
     
    SEM TAXA DE SERVIÇO
    Bilheteria do Teatro Santander - Todos os dias 12h as 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.
    Auto-atedimento: A bilheteria do Teatro Santander possui um toten de auto- atendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia.
    COM TAXA DE SERVIÇO
     
    Obs.: O elenco deste espetáculo pode sofrer alterações sem aviso prévio.


Comentários