Voltar à listagem O Guia Responde

  • Como faço para memorizar textos?

     
     
    Uma preocupação que costuma surgir entre as pessoas que almejam ser atores ou que já estão estudando para seguir a carreira é decorar textos.  Apesar de parecer assustador no começo, não há motivo para preocupação, pois até mesmo para os atores mais experientes é desafiador num primeiro momento decorar uma sequência longa de falas ou mesmo um monólogo. Trata-se de um desafio que percorrerá a rotina do ator durante toda sua carreira, mas, com as dicas a seguir, vamos lhe ajudar, primeiramente, a entender como encarar essa tarefa sem desespero. 
     
    Em primeiro lugar, existe uma diferença entre decorar um texto e memorizá-lo. Enquanto o termo decorar nos passa a ideia de saber algo de cor, a palavra memorizar vai muito mais além: significa abrir sua mente para receber um conteúdo textual, visual, emocional, sensorial, etc. Todo ator que quiser fazer um bom trabalho de memorização precisa, em primeiro lugar, entender que memorizar vai muito além do que decorar palavras: vai exigir de você o estabelecimento de uma relação aprofundada, de um vínculo emotivo com aquele texto. 

    Compreensão
    A primeira dica para o processo de memorização de um texto parece óbvia, mas, ainda sim, é imprescindível para que se comece o trabalho: ler atentamente o texto. A leitura não deve ser superficial, não deve ser apressada e a preocupação de decorar o texto não deve vir logo nesta etapa. 
     
    Leia, com calma. Considere o que o texto lhe passa, que sensações ele provoca. Qual a atmosfera desse texto? Qual o tema abordado? Que personagem é esse? Por que esse personagem diz tudo isso? Como esse personagem chegou a essa situação? O que ele está querendo dizer com esse texto? O que esse texto diz sobre a obra como um todo? Essas e outras perguntas devem surgir durante sua leitura, e é muito importante que surjam mesmo. Não há respostas certas ou erradas. Essas respostas devem ser dadas por você e para você. Ao ler um texto, saiba que você nem sempre terá as respostas na mão. Você deverá buscá-las, mesmo que só para si.  O ator deve investir domínio do personagem e da cena. A partir daí, quando você tiver a sua própria compreensão sobre o texto, é que o trabalho de memorização começará.
     
    Em um episódio da TV Guia do Ator, o ator do grupo de teatro TAPA, Brian Penido Ross diz o seguinte: “O ator tem que ler alguma coisa todos os dias, ele tem que se acostumar com a missão sonora do texto”. Ele ainda acrescenta: “Mais do que decorar, a dificuldade é visualizar. Uma vez que eu visualizei tudo, é como se passasse um filminho na minha cabeça e eu aí conto o texto para a plateia”.


    Repassar o texto
    Uma vez que o texto foi lido e compreendido pelo ator, é hora de reler tudo! Reler em diferentes momentos, diferentes horas do dia. Esta é a etapa seguinte para a memorização do texto. 
     
    O ator Zécarlos Machado, também integrante do grupo de teatro TAPA, compartilhou também na TV Guia do Ator que nem sempre o texto precisa ser relido de maneira linear no processo de memorização e que usar o corpo como recurso também ajuda no trabalho.  
     
    “Eu, de uma maneira geral, quando quero decorar, eu preciso ler o trabalho inteiro, ler a peça inteira, várias vezes, trabalhando por partes: às vezes só por frases. Às vezes eu pego um trecho lá do fim, às vezes eu pego um lá do começo”, conta Zécarlos. “Vou também encontrando coisas físicas que cabem dentro de trechos daquele texto. À medida que a gente vai encontrando caminhos na fisicalidade dessa personagem, o processo vai ajudando também a decorar”, acrescenta o ator. 
     
    Vale dizer, também, que o ator deve se livrar de seus preconceitos antes de encarar o desafio de viver um personagem, pois, se o ator não se colocar na situação e ter empatia com o personagem e a situação, dificilmente conseguirá passar verdade em sua atuação. “Eu tinha muito preconceito em relação ao comportamento de um personagem que fiz. Mas à medida em que eu fui estudando eu fui vendo as camadas de dor que tinha o personagem, lembrei que a gente vive num mundo muito intolerante e isso, de alguma maneira, foi fortalecendo a necessidade de eu fazer o trabalho”, diz Zécarlos Machado. 
     
    Recursos
    É claro que alguns métodos para memorizar um texto funcionam melhor para alguns atores do que para outros e, também, temos que considerar que a rotina de trabalho e de estudo do ator pode, por vezes, impedir alguns de se debruçarem como deveriam sobre um texto. Porém, hoje, com ferramentas tecnológicas à disposição, como, por exemplo aplicativos gravadores de voz ou até mesmo o Whatsapp, podem auxiliar bastante o processo de memorização. 
     
    Sempre se preocupando com a entonação da voz e as nuances de interpretação e emoção que o texto por si só pedirá, o ator tem, nos dias de hoje, a possibilidade de gravar sua leitura do texto para poder ficar ouvindo durante o dia, repetidas vezes, como se fosse uma música no repeat, o que pode ajudar muito a memorização. Esse processo pode ajudar atores que tem memória mais auditiva, enquanto outros que possuem uma memória mais visual podem optar por usar marca-textos para grifar suas falas durante as leituras. Pegar um papel e escrever o texto de próprio punho também é um recurso muito querido por alguns atores.
     
    O importante é que você encontre o seu jeito de memorizar seu texto, o jeito que melhor funcione para sua personalidade, rotina e realidade de vida. Só nunca se esqueça de, primeiramente, compreender bem o texto, pensar na entonação e nas nuances de interpretação que ele pede e também na fisicalidade do personagem, seja para o teatro ou para o audiovisual. 
     
    Boa sorte em sua memorização! 
     
    Por Dan Elias
     


Comentários