Cinema brasileiro é foco da última rodada do Exporta Mais Brasil

Compartilhar :  

Postado em: 12 / 12 / 2023 [10:22 am]

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) dedica a 13ª e última rodada do programa Exporta Mais Brasil ao setor audiovisual brasileiro. A ação tem como objetivo ampliar as exportações de diversos setores da economia de diferentes regiões do país e convida oito representantes internacionais de China, Rússia, Singapura, Alemanha, Bélgica e Portugal para participar de rodadas de negócios com 24 produtoras nacionais de cinema. As reuniões vão ocorrer de forma simultânea à 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo festival do gênero no país.
 
Em maio de 2023, 42 produtoras de cinema nacionais estiveram no Festival de Cannes, na França. Além de exibir sete filmes em um dos eventos cinematográficos mais aclamados do mundo, a delegação brasileira levou cerca de 80 produções para serem apresentadas a potenciais parceiros estrangeiros em um estande no espaço Marché du Film. Nos oito dias de programação, os participantes tiveram acesso a mais de 100 conferências, com mais de 12 mil pessoas, de 121 países diferentes.
 
Nesta segunda-feira, às 15h, ocorreu a cerimônia de abertura oficial da rodada. Além da presença dos representantes internacionais, estiveram na sede da agência o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o presidente da Fecomércio, José Aparecido da Costa Freire; a deputada federal Erika Kokay e outras autoridades. Os diretores de Negócios e Gestão Corporativa da ApexBrasil, Ana Paula Repezza e Floriano Pesaro, respectivamente, também participaram da abertura.
 
Programação
Ao longo da terça-feira (12), na sede da Agência, serão realizadas as rodadas de negócios em si, seguidas de uma visita em comitiva ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília.
 
Por fim, na quarta-feira (13), será a vez dos “Encontros de Internacionalização do Cinema Brasileiro”, no Hotel Vision, com a presença de autoridades, produtoras de cinema e integrantes do poder público com atuação na área cultural. O encontro receberá painéis sobre os desafios e oportunidades da participação feminina no audiovisual brasileiro, bem como sobre as oportunidades internacionais para o audiovisual do país. Jornalistas interessados em participar de alguma das atividades devem enviar um e-mail para imprensa@apexbrasil.com.br.
 
Serviço
13ª rodada do Exporta Mais Brasil – Setor Audiovisual
Segunda-feira (11/12), das 15h às 18h; terça-feira, das 8h30 às 12h e 14h às 17h30 na sede da ApexBrasil (SAUN Quadra 05, Lote C, Torre B, 14º andar). Quarta-feira (13/12), das 9h30 às 11h no Hotel Vision.
 
Fonte: Correio Braziliense
Foto: Pexels