Cine Beijoca, da UnB, volta à ativa em parceria com o Cine Brasília

Compartilhar :  

Postado em: 24 / 07 / 2023 [11:00 am]

O Cine Beijoca, cineclube da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília (UnB), volta à ativa nesta segunda-feira (24/7). Em parceria com o Cine Brasília, o espaço pretende homenagear o Beijódromo, ideia original de Darcy Ribeiro, e promover sessões gratuitas, sem a necessidade de retirada de ingressos.
 
O Beijódromo, como uma ideia original de Darcy Ribeiro para quem a UnB deveria conceber “um espaço ao ar livre, na grama, nos degraus – um espaço, em que se podia fazer seresta, as pessoas poderiam estar em volta se beijando, namorando”. Inspirado por Darcy, o arquiteto Lelé concebeu uma estrutura circular, que remete tanto a uma oca do Xingu quanto a um disco voador.
 
Ao longo do segundo semestre de 2023, o Cine Beijoca trará sessões mensais (programadas na última segunda-feira do mês), com alternância entre filmes brasileiros e internacionais, buscando especialmente obras esquecidas, que, muitas vezes, necessitam de um gesto curatorial para que reencontrem o público do presente. Haverá, também, sessões de cineastas renomados.
 
Junto com as exibições, o projeto vai incentivar os alunos a atuarem como programadores e curadores, propondo mostras, cursos e debates que estimulem a cena cinéfila da cidade. As sessões serão acompanhadas também por textos críticos produzidos pela equipe, em mais uma ação de estímulo à reflexão e facilitando o diálogo entre filme e contexto histórico e cinematográfico.
 
A proposta é conectar Brasília com curadorias de outras cidades, trazendo convidados e incentivando debate estético e político nesta capital.
 
Primeira sessão do Beijódromo
A primeira sessão ocorre nesta segunda-feira, às 19h, com Ladrões de cinema (1977), filme bem-humorado do cineasta baiano Fernando Coni Campos. O filme se passa durante o Carnaval e conta a história do roubo de um material de filmagem de uma equipe norte-americana que documentava o evento.
 
Os ladrões eram integrantes do bloco de uma escola de samba e moradores do morro do Pavãozinho, no Rio de Janeiro. Com o material cinematográfico em mãos, a comunidade decide realizar um filme por conta própria, com tema da Inconfidência Mineira. O elenco conta com Milton Gonçalves, Antônio Pitanga, Grande Otelo, Ruth de Souza e Léa Garcia.
 
Volta do Cine Beijoca
O espírito do Beijódromo é um dos motes do Cine Beijoca, iniciativa de cineclube da UnB, retomada pelos professores Pablo Gonçalo, João Lanari e Mariana Souto, do curso de audiovisual da Faculdade de Comunicação. As exibições agora ocorrem em parceria com o Cine Brasília e serão gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.
 
Incentiva-se uma cinefilia que propicie o encontro e celebre o cinema, por meio de uma curadoria propositiva, feita coletivamente a partir de pesquisa e debate entre seus membros — professores e estudantes vinculados ao projeto, que também atua como extensão universitária.
 
Fonte: Metrópoles
Foto: Divulgação