Campanha de Popularização do Teatro é adiada devido ao aumento de casos de coronavírus

Compartilhar :  

Postado em: 05 / 01 / 2021 [01:13 am]

 
 
 
Mais um evento tradicional em Minas Gerais teve que ser adiado por conta da pandemia de coronavírus. A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que chegaria a sua 47ª edição agora em janeiro, ainda não tem data para acontecer.
 
De acordo com o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), a expectativa é que a mostra seja realizada no meio do ano, entre junho e julho. O adiamento — inédito em 47 anos de história — foi decidido nesta segunda-feira (4), em uma reunião virtual com mais de 50 produtores.
 
"As pessoas ficaram com muito medo por causa dos números da pandemia aumentando. Achamos mais prudente adiar a campanha para não colocar em risco a população e os artistas", disse Dilson Mayron, coordenador do Sinparc e da Campanha.
 
Em 2020, mais de 150 espetáculos fizeram parte do evento, que lotou teatros por toda a capital. Além de Belo Horizonte, cidades como Juiz de Fora, Ipatinga e Araxá também costumavam receber apresentações artísticas durante os meses de janeiro e fevereiro.
 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou, nesta manhã, que p estado tem mais de 552 mil casos confirmados de coronavírus. Foram 1.432 novos registros em 24h. Ao todo, 12.063 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no estado.
 
"A gente espera mais um pouco, não tem problema. No ano passado, pensamos que a situação estaria melhor até o fim do ano, o que não aconteceu. Se a propagação continuar assim, vamos tomar outro posicionamento e decidir se faremos o evento virtual. Por enquanto, só está adiado", afirmou Mayron.
 
Na última semana, o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) disse que o momento era decisivo para decidir se fechava "a cidade de novo". Atualmente, teatros e casas de shows estão liberados para funcionar na capital, desde que cumpram todos os protocolos estabelecidos pela prefeitura.
 
Para 2021, estavam previstos cerca de 80 espetáculos na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Segundo o coordenador, o evento movimenta cerca de 2 mil pessoas de diferentes profissões. Técnicos, bilheteiros, produtores, atores e iluminadores estão entre eles.
 
"Todo mundo precisa trabalhar, mas tem que ter cuidado com a vida".
 
Fonte: G1
Foto: Bruno Lavorato/Divulgação