Audiorama convida artistas para escrever episódios especialmente para o áudio

Compartilhar :  

Postado em: 23 / 03 / 2023 [03:32 am]

Com a missão de debater dramaturgia e difundi-la em formato de áudio, o podcast Audiodrama foi criado em 2019 pelo dramaturgo e pesquisador Diego Cardoso e está disponível nas principais plataformas de streaming. Agora, o projeto convida mais autores e autoras contemporâneas para desenvolver novos trabalhos nesse formato na sua nova temporada "silêncio ruído", com lançamento a partir do dia 27 de março de 2023.
 
A temporada conta com 8 episódios inéditos, com duração média de 15 a 25 minutos, escritos por Bruna Menezes, Daniel Veiga, Diego Cardoso, Fernanda Rocha, Lucas Moura, Murilo Franco, Rudá e Vana Medeiros. Também serão produzidos outros 8 capítulos de making of, nos quais os artistas contam sobre seu processo de pesquisa e criação, do texto à gravação. Todas as dramaturgias são escritas a partir de uma questão disparadora: quais os sons e os silêncios do Brasil de agora? 
 
Entre os principais objetivos do projeto estão contribuir com o debate e produção de dramaturgias potentes, plurais e inéditas; dar visibilidade ao trabalho de jovens autores; estimular a aproximação entre as linguagens da dramaturgia e do podcast; e formular um processo de investigação sobre as especificidades de uma dramaturgia escrita para esse formato.
 
Além de serem transformadas em episódios do podcast, as dramaturgias serão publicadas em formato digital pela Editora Efêmera e disponibilizadas ao público de forma gratuita. O projeto prepara um encontro virtual de lançamento da temporada, que está previsto para o dia 25/03, nas redes sociais do Audiodrama. 
 
Outra atividade prevista é uma Oficina de Criação e Produção de Narrativas para Podcast, em quatro encontros semanais que acontecem de forma online, entre os dias 25/4 e 16/5, às 19h. O workshop é voltado para jovens com idade a partir de 16 anos, sendo metade das vagas voltadas para moradores da região do ABCD Paulista, e tem a proposta de capacitar os interessados em produzir projetos autorais de podcast, por meio da apresentação de técnicas e ferramentas. A inscrição deve ser feita pelo link disponibilizado nas redes sociais do podcast. 
 
O projeto é realizado com recursos do ProAC e apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 
 
Ficha Técnica
Idealização e produção: Diego Cardoso e Murilo Franco
Dramaturgias: Bruna Menezes, Daniel Veiga, Diego Cardoso, Fernanda Rocha, Lucas Moura, Murilo Franco, Rudá e Vana Medeiros.
Direção dos episódios: Daniel Veiga, Diego Cardoso, Douglas Costa, Murilo Franco, Ronaldo Serruya, Soraia Costa, Stela Nesrine e Vana Medeiros.
Com as vozes de: Amanda Lyra, Andreia Maressa,  Assucena, Clayton Mariano, Diego Cardoso, Dea Araújo, Douglas Ricci, Duda Menegheti, Gilda Nomacce, Gustavo Merighi, Leonardo Ventura, Mariana Arantes, Marina Mathey, Marina Esteves, Nilceia Vicente, Paola Molinari, Plínio Soares, Rudá, Vera Bonilha e Verônica Valenttino.
Direção sonora, edição e finalização: Gustavo Rocha
Design: Murilo Thaveira
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Projeto editorial: Editora Efêmera – Eduardo Aleixo Monteiro, Lígia Souza, Marcus Mazieri
Apoio: Centro Cultural São Paulo
Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
 
Serviço
Nova temporada: silêncio ruído  – Podcast Audiodrama
Lançamento: 27 de março
Onde: Aqui e nas principais plataformas de streaming
 
Live de lançamento
Dia 25/03, às 19h
No canal do youtube
Oficina de Criação e Produção de Narrativas para Podcast
Dias 25/4, 02/5, 9/5 e 16/5, às 19h 
Inscrições: Grátis, preenchendo formulário disponível nas redes sociais do Audiodrama 
Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos
Vagas: 30
 
Fonte e imagem: Pombo Correio Assessoria de Comunicação