Ator Sérgio Mamberti morre em São Paulo, aos 82 anos

Compartilhar :  

Postado em: 03 / 09 / 2021 [09:55 am]

O ator Sérgio Mamberti morreu na madrugada desta sexta-feira (3), em São Paulo, aos 82 anos. O artista estava internado em um hospital da rede Prevent Senior, na capital paulista.
 
A morte foi confirmada ao portal G1 pelo filho dele, Carlos Mamberti. O ator estava entubado, com infecção pulmonar, e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
 
Em julho deste ano, Mamberti havia sido hospitalizado para o tratamento de uma pneumonia. Chegou a passar por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, após cerca de 15 dias, se recuperou e teve alta.
 
Nascido em 22 de abril de 1939, na cidade de Santos (SP), Mamberti teve diversos papéis de destaque ao longo de mais de 60 anos de carreira. O pontapé inicial foi no teatro, em 1962, com a peça Antígone América, escrita por Carlos Henrique Escobar, produzida por Ruth Escobar e dirigida por Antônio Abujamra.
 
Pouco depois, juntou-se ao elenco do Grupo Decisão e encenou peças como O Inoportuno e Navalha na Carne, que lhe deu projeção nacional. Em 1969, venceu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo como ator coadjuvante.
 
Na TV, destacou-se ao interpretar o mordomo Eugênio em Vale Tudo, na Globo, e doutor Vitor no clássico Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Em entrevista a GZH em maio deste ano, o artista disse que considerava esse último personagem como o que "concentra todas as ideias que estão em mim".
 
— Ele formou e segue formando gerações. Sou parado na rua por causa dele. Já vieram falar comigo em outros países por causa do Dr. Victor. No Xingu, os meninos indígenas vieram correndo a mim gritando “Tio Victor, Tio Victor”. Na Praça da República, um grupo de meninos cheiradores de cola me identificou devido a ele – disseram que viam Castelo Rá-Tim-Bum pelas vitrines das lojas! Esse personagem ficou em cartaz por mais de 20 anos, volta a todo instante. A satisfação que ele me traz é imensa. Única — afirmou.
 
Entre outras produções, também participou de séries como A Diarista, Os Normais e, mais recentemente, 3%, além de novelas como Anjo Mau, O Profeta, Flor do Caribe e Sol Nascente. Nos cinemas, fez sua estreia em 1966 com a comédia Nudista à força, de Victor Lima, e emplacou sucessos como O Bandido da Luz Vermelha (1968), Toda Nudez Será Castigada  (1973) e A Hora da Estrela (1985).
 
Mamberti era considerado um grande articular cultural e, apesar do sucesso na TV e no cinema, não abandonou os palcos. Além de atuar, dirigiu diversos espetáculos do circuito paulista ao longo da carreira. Em 2019, estreou, ao lado de Rodrigo Lombardi, a premiada Um panorama visto da ponte. Além disso, trabalhou no Ministério da Cultura.
 
Em 1964, casou-se com Vivien Mahr, com quem teve três filhos: Duda, Fabrício e Carlos. A esposa morreu em 1980. Depois disso, ele manteve um relacionamento por 37 anos com Ednaldo Torquato, que morreu em 2019. Ao publicar sua autobiografia em abril deste ano, o ator falou abertamente sobre sua bissexualidade.
 
No mesmo livro, intitulado Sérgio Mamberti, Senhor do Meu Tempo, ele lembrou bastidores de sua trajetória de arte e política no Brasil. 
 
Fonte: GZH
Foto: Reprodução Instagram