Animação baiana 'Odoya' é selecionada para Festival Nacional Cinema

Compartilhar :  

Postado em: 15 / 09 / 2023 [11:44 am]

A animação baiana Odoyá, de Cristhyane Ribeiro e Victor Cayres, é uma das 16 selecionadas para a nona edição do Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, que acontece presencialmente entre os dias 18 e 22 de setembro em Vargem Alta, Espírito Santo. O evento também vai contar com uma mostra online, de 17 de setembro a 21 de outubro, que exibe as produções com foco na preservação ambiental e conscientização infantil.
 
O curta-metragem mostra a relação da menina Jana com sua avó, Aduke, e os ensinamentos da mais velha sobre o cuidado com a natureza. Após salvar um peixe "diferente", a garota recebe uma concha que lhe permite respirar debaixo d'água e descobrir a importância de preservar o meio ambiente. O filme, além de trazer uma mensagem sobre a preservação da natureza por meio da narrativa afro-brasileira, possui  uma continuação em game com a mesma temática, que será lançado em breve.
 
O roteirista da animação, Victor Cayres, fala sobre o processo de produção em conjunto e sobre a importância da representatividade na educação de crianças.
 
"A ideia de Odoyá surgiu de Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games que tem uma linha de jogos relacionados à cultura de matriz africana, com uma perspectiva de possibilitar uma maior representatividade e fomentar a educação. Ela, Joe Santos e eu nos juntamos para desenvolver esse universo ficcional e reunimos nossas três empresas na coprodução do projeto", conta.
 
Durante o período de inscrições, o Festival recebeu 299 curtas-metragens de 26 estados brasileiros, totalizando mais de 70 horas de filmes. A curadoria foi realizada por Solange Alboreda, Tetê Mattos e Suellen Vasconcellos.
 
Fonte: Terra
Foto: Divulgação