23ª Mostra de Cinema Curta Circuito terá bate-papo com a atriz Flávia Monteiro

Compartilhar :  

Postado em: 21 / 07 / 2023 [10:00 am]

A 23ª Mostra de Cinema Curta Circuito, que deu início a sua programação em maio, levando o melhor do cinema nacional, de diferentes épocas, ao Cine Humberto Mauro, chega a sua última sessão. Com o tema Amores Brasileiros, a mostra,  dirigida por Daniela Fernandes, apresentou esse ano produções que abordam o amor em suas diferentes representações. Na próxima terça-feira, dia 25 de julho, a Mostra exibe o sétimo e último longa-metragem da curadoria, A Menina do Lado, dirigido por Alberto Salvá e filme de estreia da atriz Flávia Monteiro. A sessão é às 19h30, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, seguida de bate-papo especial com a crítica Eliska Altman, a roteirista do filme, Elisa Tolomelli, e com a atriz principal,  Flávia Monteiro. A entrada é gratuita, com distribuição de ingresso na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição.
 
Escrita a partir do conto erótico "Alice",  publicado pelo diretor Alberto Salvá na revista "Status" em 1983, "A menina do lado" traz a história de Mauro (Reginaldo Faria),  um jornalista de 45 anos que se apaixona por Alice (Flávia Monteiro), uma jovem de apenas 14 anos. O filme se tornou um grande sucesso comercial e de crítica, levando, em 1987, os prêmios de Melhor Ator e Atriz, para o casal principal, no Festival de Gramado e de Melhor Roteiro e Trilha Sonora (feita por Tom Jobim), no Festival de Natal. 
 
No elenco, estão grandes nomes como Reginaldo Faria, Sérgio Mamberti, Débora Duarte, John Herbert e, a então iniciante, Flávia Monteiro. "Quando soube do teste para o filme não hesitei e fui fazê-lo e pela minha surpresa, passei! Eu tinha 14 anos, era inexperiente e foi o trabalho que me ensinou, me lançou  como atriz e me projetou para a carreira artística que tanto sonhava. Um trabalho que tenho profundo carinho e enorme orgulho. Com ele ganhei prêmios de atriz revelação, me trazendo reconhecimento nacional, respeito da classe e abrindo portas para outros trabalhos de grande sucesso nacional", comenta Monteiro.
 
Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibiu esse ano clássicos do cinema nacional que abordam o amor em suas mais diversas interpretações. A curadoria selecionou sete longas-metragens lançados entre as décadas de 1970 e 2010. O amplo recorte, apresenta um retrato cinematográfico do Brasil de diferentes épocas - com suas formas distintas e, por vezes, similares - de representar o amor na tela, remetendo à temática desta edição. A ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar, sobre questões sociais e comportamentais, retratando, neste processo, a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro.
 
A Menina do Lado |Dir. Alberto Salvá | RJ, 1987, 83 minutos 
Mauro (Reginaldo Faria) é um jornalista de 45 anos, que aluga uma casa em Búzios com o objetivo de terminar o livro que está escrevendo. Na casa ao lado da sua está Alice (Flávia Monteiro), jovem de apenas 14 anos que está de férias. Solitária e afável, aos poucos Alice vai conquistando Mauro que, contrariando todas as expectativas, se descobre apaixonado por ela. 
 
Bate-papo após a sessão com a crítica Eliska Altman, a roteirista Elisa Tolomelli e a atriz Flávia Monteiro
 
Bate-papo
Após as exibições, o Curta realiza um bate-papo com a plateia, críticos e integrantes dos filmes, criando um ambiente ainda mais propício à reflexão sobre o cinema nacional. Na sessão do dia 25 de julho, estarão presentes, para comentar o filme a Menina do lado, a crítica Eliska Altman, a roteirista Elisa Tolomelli e a atriz Flávia Monteiro.
 
Esse conteúdo é gravado e disponibilizado posteriormente no YouTube  da mostra.
 
Serviço:
23ª Mostra de Cinema Curta Circuito
Filmes, bate-papos e podcasts 
16 de maio a 25 de julho de 2023
Sessões quinzenais (terças-feiras), às 19h30.
[25 de julho | A Menina do Lado - Dir.: Alberto Salvá]
Bate-papo após a sessão com a crítica Eliska Altman, a roteirista Elisa Tolomelli e a atriz Flávia Monteiro
Cine Humberto Mauro |  Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Belo Horizonte
Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão
Capacidade da sala | 129 lugares 
Classificação indicativa | 16 anos
Informações: 31 998059625 |  www.curtacircuito.com.br