"Por dentro da Lei Rouanet" debate as mudanças recentes da principal lei de incentivo à cultura do país

Compartilhar :  

Postado em: 22 / 03 / 2023 [03:47 am]

Na próxima quarta-feira (29 de março), a partir das 16 horas, a CQS/FV Advogados e a Simbiose Social vão realizar o evento on-line “Por dentro da Lei Rouanet”. Na pauta do encontro, detalhe sobre as mudanças de um novo decreto que regulamenta a principal lei de incentivo à cultura brasileira. Inscrições: https://linktr.ee/simbiose.social
 
Com transmissão on-line, ao vivo e gratuita, o evento contará com as participações de Aline Freitas, sócia do CQS/FV Advogados e atuante nas áreas do Direito Administrativo, fomento público e compliance; Fábio Cesnik, sócio-fundador do CQS/FV Advogados, apontado pelo Chambers Global Guide como referência na área de Mídia & Entretenimento; Flávia Manso, responsável pela área de incentivos fiscais no CQS/FV Advogados e especialista no mercado de Mídia & Entretenimento; e Raphael Mayer, cofundador da Simbiose Social, vencedor do Prêmio Empreendedor Social do Futuro 2018 e Forbes Under 30 2021.
 
“Por dentro da Lei Rouanet” antecipa algumas das principais questões tratadas no decreto que será lançado também em 23 de março pelo Ministério da Cultura. De acordo com a ministra Margareth Menezes, “o novo decreto vem para descentralizar mais, sensibilizar as empresas para que os investimentos cheguem a todo o Brasil”. O evento da CQS/FV Advogados e da Simbiose Social é destinado a patrocinadores e proponentes, que utilizam a lei de incentivo à cultura, assim como a pessoas interessadas no assunto.
 
Sobre a Simbiose Social | Fundada por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva em 2017, a Simbiose Social desenvolveu um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 30 mil iniciativas sociais e oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992. Como resultado de cinco anos de trabalho, a empresa movimentou mais de R$ 350 milhões em incentivos fiscais. De forma concreta, a plataforma da Simbiose promove maior movimentação financeira para o terceiro setor ao gerir de forma mais eficiente e inteligente a verba de leis de incentivo de empresas e, ao mesmo tempo, otimiza a pesquisa, a avaliação e a gestão.
 
Com uma equipe de mais de 35 colaboradores, a empresa possui hoje mais de 45 clientes corporativos – para os quais a Simbiose cuida da gestão do investimento social – e mais de 140 organizações sociais que contratam a ferramenta. Ao todo, 462 projetos já foram impactados diretamente pela plataforma, que acessa 18 legislações (sete federais, duas municipais e nove estaduais), de 13 Estados e mais de 1.000 auditorias realizadas.  Em 2022, a Simbiose deu mais um passo em prol do impacto ao trazer para as corporações um mecanismo de fortalecimento da gestão da verba para impacto social por meio do assessor de investimento social privado, um especialista em terceiro setor que possui uma visão de 360º das frentes de impacto da empresa. Além de trazer mais dados e transparência para o setor, a Simbiose oferece inovação ao simplificar a implementação do “S” da agenda ESG nas corporações de forma metrificável.
 
Fonte e imagem: Assessoria