"Andor" estreia com planos de revolucionar "Star Wars"

Compartilhar :  

Postado em: 21 / 09 / 2022 [11:28 am]

A 1ª temporada da série "Andor", derivada do universo de "Star Wars", estreia nessa quarta (21/9), com a promessa de entregar algo completamente diferente de tudo que já foi feito dentro da franquia.
 
"Se você vai fazer algo sobre 'Star Wars' nos dias de hoje, é melhor que seja diferente, certo?", disse o protagonista Diego Luna ao site The Hollywood Reporter, durante a première da série em Los Angeles. "Queremos ser arriscados, queremos trazer algo novo e diferente para o universo de 'Star Wars.'"
 
Luna interpreta o personagem-título, visto antes em "Rogue One: Uma História Star Wars" (2016). Além dele, também retornam a líder da resistência Mon Mothma, interpretada por Genevive O'Reilly, e o rebelde Saw Gerrera, vivido por Forest Whitaker.
 
Em desenvolvimento desde 2018, "Andor" foi escrita e produzida por Tony Gilroy, que não só escreveu como foi responsável (não creditado) por refilmar várias cenas de "Rogue One". E um dos motivos que impulsionaram Gilroy a criar essa série foi a possibilidade de explorar a ambiguidade do personagem.
 
"O que sabemos sobre [Cassian] em 'Rogue One' é muito específico, mas os pontos são muito estranhos", disse Gilroy. "Ele é um assassino. Ele é um sabotador. Ele é um mentiroso, ele é um sedutor, ele é um líder. Ele é um membro confiável da Aliança Rebelde. Mas, ao mesmo tempo, no final das contas, ele é um cara de coração aberto que vai dar a vida para salvar a todos. É um personagem bastante fascinante."
 
Gilroy explicou que a história de Cassian Andor é "a educação e evolução de um revolucionário". "Como alguém se politiza? Como eles aprendem a entender como assumir um compromisso sério com isso? Como isso muda a vida deles, e quanto isso lhes custa?", disse ele sobre os tópicos abordados.
 
O diretor Toby Haynes ("Utopia"), que comandou metade dos episódios da 1ª temporada, também destaca a diferença do protagonista para os outros heróis da franquia. "[Cassian] não é obviamente bom ou obviamente ruim. Ele é um cara bom que tem que fazer coisas ruins para concluir seu trabalho. E esse é um território realmente interessante para 'Star Wars'. Normalmente, é tudo preto e branco. Mas isso é muito mais em tons de cinza", disse ele.
 
"Todo mundo de cada lado é completamente complicado", acrescentou Kyle Soller, que interpreta o antagonista e oficial imperial Syril Karn. "Cassian é um herói questionável, certo? E Syril tem suas próprias dúvidas se o seu código moral está extremamente correto. Será que é certo tirar o poder e a vida dos outros por causa de suas próprias crenças? É uma história humana honesta e difícil, e acho que as pessoas estavam esperando por isso."
 
Haynes também elogiou o trabalho de Tony Gilroy, afirmando que ele vai conduzir o público numa "jornada diferente do que eles estão acostumados. Eles não saberão onde estão. Eles não saberão se podem confiar que um personagem viverá até o final de um episódio."
 
Todas essas nuances devem ser exploradas na série, que vai empregar um estilo muito mais ágil, parecido com os filmes da franquia "Bourne" - que Gilroy também escreveu - para mostrar o começo da rebelião contra o Império, após o colapso da República no filme "Star Wars: A Vingança dos Sith" (2005).
 
"Estamos contando a história de uma revolução inteira", disse Gilroy. "Uma vez que começamos a investigar os personagens e o que poderíamos fazer, a abundância de tudo o que estava disponível veio à tona. Não estou me comparando de forma alguma, mas é como se alguém dissesse: 'Você quer fazer 'Guerra e Paz?' É como uma cobertura enorme."
 
Ao mostrar a história da revolução, a série também vai destacar o papel de Mon Mothma na criação da Aliança Rebelde, enquanto ela se infiltra no império por dentro.
 
"Ela sempre foi uma personagem ou monumento importante dentro do universo", disse O'Reilly. "Então, ter a oportunidade agora de poder desenvolver a sua personalidade e destacá-la parece muito oportuno. Também gostaria de reconhecer que George Lucas escreveu essa personagem, que é uma líder feminina de uma Aliança Rebelde, nos anos 1980. Então, ter a oportunidade de interpretá-la agora e dar uma voz a essa personagem parece importante."
 
Ainda que a série faça muitas referências a "Rogue One: Uma História Star Wars", Diego Luna lembra que não é essencial que você tenha visto o filme para poder acompanhar a série. Afinal, a história da nova produção se passa antes da trama do longa.
 
"Acho que as pessoas que amam 'Rogue One' vão curtir a série, mas você não precisa conhecer 'Star Wars' para gostar essa série", disse ele. "Tem um começo e um fim. Tem sua própria gênese, o que é legal. Então, o público que não gosta de 'Star Wars' pode assistir 'Andor' e essa pode ser a sua porta de entrada."
 
A falta de necessidade de conhecimento prévio se dá pela diferença na estrutura entre o filme e a série. "Acho que 'Rogue One' é um filme sobre um evento, mas você não conhece muito sobre esses personagens", disse Luna em outra entrevista - à Variety. "Esse formato longo é uma ótima maneira de se aprofundar em quem eles são e por que eles fazem as escolhas que fazem."
 
O elenco de "Star Wars: Andor" também inclui Adria Arjona ("Esquadrão 6"), Stellan Skarsgard (vencedor do Globo de Ouro por "Chernobyl"), Kyle Soller (da série "Poldark"), Denise Gough ("Colette") e Alex Lawther ("The End of the F***ing World").
 
A Disney+ está disponibilizando os três primeiros episódios da série nesta quarta. Serão ao todo 24 episódios, que chegarão divididos em duas temporadas distintas.
 
Fonte: Terra
Foto: Divulgação/Disney