Trailer de livro de Tarantino traz cenas inéditas de ‘Era uma vez em Hollywood’

Compartilhar :  

Postado em: 24 / 06 / 2021 [10:25 am]

Prestes a lançar seu livro de estreia, Quentin Tarantino, 58, utilizou um recurso pouco aproveitado na literatura, mas que faz parte do seu trabalho como cineasta: um trailer. O booktrailer para divulgação de ‘Era uma vez em Hollywood‘ (Intrínseca, 560 páginas, R$ 49,90), espécie de versão literária do filme homônimo do diretor, chama atenção pelo fato de trazer cenas inéditas do longa lançado em 2019.
 
Embora possa ser confundido como uma adaptação literária do filme, prática comum no mercado editorial, o livro de Tarantino não é exatamente isso. Em recente entrevista ao Pure Cinema Podcast, em que falou também sobre os planos para aposentadoria e desejo de investir na carreira como escritor, o diretor declarou que o livro é “uma versão complexa do filme”.
 
A obra expande a história mostrada originalmente nas telas e investiga o passado de Cliff Booth, personagem interpretado por Brad Pitt no longa, papel que lhe rendeu um Oscar de Ator Coadjuvante em 2020. Ao comentar sobre o livro no podcast, Tarantino disse que Cliff é uma grande incógnita: “Você olha para ele e se pergunta ‘qual é a dele?'”.
 
Ainda de acordo com o cineasta, o livro tem capítulos inteiros dedicados aos acontecimentos na vida de Cliff antes do período em que o filme se passa. Dublê e veterano da Segunda Guerra Mundial, Booth é visto com desconfiança nos sets de filmagem onde trabalha. “Cada parte do passado de Cliff funciona como um pequeno livro protagonizado por ele”, acrescenta.
 
O livro tem lançamento mundial marcado para o próximo dia 29 de julho. Além do romance, o diretor também chegou a anunciar o desenvolvimento de uma série derivada do filme, que teria cinco episódios. Tarantino falou do projeto em 2020, mas o andamento do projeto é incerto.
 
Fonte: Olhar Digital
Foto: Divulgação