Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abre inscrições para o ProAC LAB 2021

Compartilhar :  

Postado em: 19 / 08 / 2021 [11:00 am]

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o programa de fomento ProAC LAB 2021. Serão R? 12 milhões investidos em 11 linhas que devem contemplar 240 projetos de pessoas físicas e jurídicas nas áreas de música, teatro, dança, circo, audiovisual, artes visuais e literatura. O valor é residual do Proac LAB do ano passado. O período de inscrições para os 11 editais desta edição será até 28/9.
 
"Esse anúncio completa em 2021 o conjunto de programas de fomento de cultura do Governo do Estado de São Paulo, coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que tem o objetivo de injetar recursos no setor cultural e criativo para mitigar o impacto da pandemia do coronavírus e criar condições para a retomada de todas as atividades", afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão.
 
De acordo com as regras dos editais de fomento cultural do Estado de São Paulo, proponentes pessoas físicas e jurídicas que receberam recursos do ProAC LAB 2020 não serão considerados pelo ProAC LAB 2021. "O ProAC Lab 2021 é um complemento do ProAC LAB 2020 para que possamos alcançar e beneficiar um número ainda maior de artistas, técnicos e produtores", disse o secretário.
 
Linhas do ProAC LAB 2021
 
• Teatro/ Produtoras: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Teatro/ Grupos, companhias e corpos estáveis: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Dança/ Grupos, companhias e corpos estáveis: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Circo/ Grupos, Companhias e circos de lona: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Literatura/ Autores: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Artes visuais/ Artistas: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Música/ Orquestras, bandas, fanfarras, corais e grupos sinfônicos: valor total R? 1 milhão; valor por projeto: R? 50 mil
 
• Música/ Artistas: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Audiovisual/ Diretores: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Audiovisual/ Produtoras: valor total R? 1 milhão; valor por projeto R? 50 mil
 
• Pontos de Cultura: valor total R? 2 milhões; valor por projeto R? 50 mil
 
Prêmios do ProAC LAB 2021
 
Além das 11 linhas, o ProAC LAB 2021 também investirá em prêmios para valorizar e reconhecer históricos de realizações nas áreas de música (grupos e artistas), teatro (produção e grupos), dança (grupos), circo (grupos), audiovisual (produtoras e diretores), literatura (autores), artes visuais e pontos de cultura.
 
Investimento recorde
 
Os recursos para o ProAC Expresso Editais 2021, ProAC Expresso Direto, Proac LAB e Juntos pela Cultura 2021 fazem parte de um investimento recorde de R? 200 milhões que beneficiará cerca de 9.340 mil projetos de artistas, produtores culturais e prefeituras. Este valor representa um aumento de 13% em comparação ao liberado no ano passado, de R? 177,2 milhões. O objetivo do Governo de São Paulo é estimular a retomada das atividades culturais e criativas, fortemente impactadas pela crise gerada pela pandemia do coronavírus, e incentivar a geração de renda, emprego e desenvolvimento. A Secretaria estima gerar 138 mil postos de trabalho e um impacto econômico de R? 300 milhões.
 
São três programas de fomento articulados e complementares com recursos próprios do Governo de São Paulo: ProAC Expresso Editais, ProAC Expresso Direto e Juntos pela Cultura + Difusão Cultural, totalizando um investimento recorde de R? 182 milhões. Formulados a partir de consulta pública; reuniões setoriais com representantes de entidades e associações do setor; regras gerais, linhas, valores e parâmetros aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; e comissões de avaliação formadas também a partir de chamada pública, é o maior conjunto de programas de fomento à cultura em nível estadual no país e o maior investimento em produção cultural realizado por um estado brasileiro, que alcança todas as regiões e formas de expressão artística.
 
Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação