SBT estuda demissão do elenco de Poliana e pausa na dramaturgia

Compartilhar :  

Postado em: 25 / 09 / 2020 [08:25 am]

 
Os funcionários de dramaturgia do SBT temem que as demissões em massa que a emissora promoverá até o final do ano, acabem com o setor que vem apostando desde 2012 em tramas infanto-juvenis. A maior parte dos contratos de elenco da segunda temporada de As Aventuras de Poliana, que está com as gravações suspensas e sem previsão de retorno por conta da pandemia, vence no final de outubro e ainda não houve sinalização para renovação. Nos bastidores o temor é que o projeto seja cancelado e só retorne após viabilização financeira.
 
Diante da queda de faturamento por conta da pandemia, o SBT promoverá um corte de cerca de 20% dos seus funcionários até o fim do ano, numa tentativa de equalizar sua receita com as despesas. Atualmente o SBT possui possui pouco mais de dois mil trabalhadores.
 
A maioria dos contratos fixos do departamento de dramaturgia da emissora se encerra no dia 30 de outubro e há uma cláusula de renovação automática. Porém, cabe ao SBT demonstrar o interesse em renovação com até 30 dias de antecedência. O prazo está para vencer na próxima semana e até agora o RH da emissora não procurou nenhum ator para manter o vínculo. Em 2019, quando houve a renovação, no início de setembro já haviam reuniões planejando um novo contrato, o que é muito diferente neste momento.
 
O NaTelinha apurou que a intenção é liberar o elenco, dar uma pausa no setor e recontratar os atores quando houver viabilidade financeira e segurança para retomar as gravações. Mas isso pode gerar um problema, já que sem contrato, os artistas em questão estarão livres no mercado para negociar com outra emissora.
 
Foi o que aconteceu com José Condessa, que fazia parte do elenco de Salve-se Quem Puder, mas não renovou seu vínculo com a Globo para continuar na novela porque recebeu convite para voltar a Portugal. Mesmo assim, a cúpula do SBT avalia que a economia vale o risco.
 
Uma fonte ouvida pela reportagem contou que diante da pandemia e crise econômica sem fim, o SBT está realizando estudos para adequar a empresa à nova realidade em todos os setores. Porém, negou que a teledramaturgia irá fechar por definitivo. 
 
Procurada, a assessoria de comunicação do canal não se manifestou. 
 
Fonte: Uol