Outros estados Série de podcasts "Amanhãs: O Futuro das Artes da Cena" terá início no dia 03 de setembro

Postado por : CRIA Comunicação

Informações

A série de podcasts “Amanhãs: O Futuro das Artes da Cena” estreia em 03 de setembro abordando, em sua primeira temporada, os diversos desafios do teatro no pós-pandemia. Serão seis episódios quinzenais, que visam refletir, a partir dos elementos que estruturam o fazer teatral, o futuro das artes da cena a partir dos desafios impostos pela Covid-19. Em cada episódio, serão convidados profissionais de diferentes áreas do teatro: atores, dramaturgos, figurinistas, compositores, cenógrafos, produtores, iluminadores e encenadores. Os profissionais irão expor seus pontos de vista sobre os experimentos cênicos do futuro e discutir caminhos e experiências inovadoras para o espectador contemporâneo. A realização é da Pólobh com apoio Cultural do Sesc em Minas.
 
Marisa M. Coelho, diretora da Pólobh, explica que a pergunta que o projeto quer responder é: quais os rumos das artes da cena, que são, por essência, artes da presença, no novo mundo que se revela após a pandemia da Covid-19? “Essa série de podcasts é mais uma possibilidade de reflexão a respeito das transformações que a cultura vem sofrendo nesses tempos de pandemia. Desde o ano passado, o mercado cultural enfrenta um momento desafiador, sendo preciso lidar com novas formas de fazer e levar cultura ao público, nas várias pontas do processo, envolvendo tanto os artistas quanto as produtoras, que tiveram que se reinventar a fim de manter a cultura viva. Esses diálogos são fundamentais para olharmos para o amanhã. É preciso debater, trocar e descobrir novos caminhos e entendermos como será possível seguir daqui em diante”, reflete Marisa, diretora da Pólobh, que está no mercado desde 1993, sendo uma das produtoras culturais responsáveis por curadorias artísticas, consultorias e prestação de serviços operacionais na área da cultura em Minas Gerais.
 
Com duração média de 45 minutos, cada podcast terá até dois convidados e a mediação de Diogo Horta, agente e gestor cultural e integrante da equipe do Sesc em Minas. Os episódios buscarão responder a algumas perguntas chaves: O primeiro episódio (no dia 03/09) terá as participações do diretor de teatro e dramaturgo, Rodrigo Portella (RJ), e da atriz, diretora de teatro e professora de Interpretação Teatral, Raquel Castro (MG), em um bate papo sobre "Direção Teatral". O Podcast da Polobh pode ser acompanhado nas principais plataformas de streamings e podcasts.
 
• Como produzir novas possibilidades para o novo mundo que estamos vivendo, sem alterar a essência das artes cênicas?
• As artes cênicas estão mudando?
• A cena presencial precisa se adaptar para ficar mais atraente também para o virtual?
• Figurinos e iluminação serão alterados para pensar ambas as plataformas?
• Quais as habilidades técnicas vocês precisaram adquirir durante a pandemia? O que isso irá alterar em seu trabalho?
 
A dinâmica dos podcasts propõe um bate-papo sobre os temas, com uma abordagem que contemple não apenas os profissionais de arte ou estudantes, mas os espectadores de um modo geral, proporcionando um diálogo mais amplo com todo o público. Os temas dos seis podcasts foram escolhidos para que seja possível decupar as artes das cenas nas suas diversas etapas de produção, contemplando os profissionais que integram a cadeia de produção.
 
“O objetivo é refletir sobre as artes cênicas, especificamente sobre o teatro, nessa primeira temporada. É pensar sobre o futuro. Para onde vamos depois desse momento, desse longo período com os teatros fechados? Lidamos com o distanciamento social, com uma série de limitações, mas também vimos a exploração de diferentes e novas mídias para o teatro, das multimídias. Tivemos espetáculos de teatro até por WhatsApp, Telegram, nas plataformas de streaming tradicionais, no Instagram, nas Ticketerias. Como isso fica agora, retomando para o presencial? O que isso alterou na cena? Do ponto de vista da dramaturgia, da direção, da iluminação, do figurino, da trilha sonora? Para onde vamos?”, indaga Diogo Horta.
 
EPISÓDIOS
 
Temporada 1: Teatro
Direção Teatral – disponível a partir do dia 03/09
Dramaturgia – disponível no dia 17/09
Iluminação e trilha sonora – disponível a partir do dia 01/10
Figurino e cenário – disponível a partir do dia 15/10
Produção – disponível a partir do dia 29/10
Atuação – disponível a partir do dia 05/11
 
MEDIAÇÃO
 
Em todos os episódios da série, a mediação estará a cargo de Diogo Horta - Agente e gestor cultural, curador, improvisador e professor de teatro. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Formado em Licenciatura e em Bacharelado (Habilitação em Interpretação Teatral) em Teatro também pela UFMG (2010 e 2011). Desde 2015, trabalha na equipe de programação da unidade cultural Sesc Palladium em Belo Horizonte/MG, atualmente na coordenação de programação e produção. É colaborador do site de crítica teatral horizontedacena.com

Data da publicação: 01/09/2021
Desconto: 0.00%
Informações de contato:
,
cristina@criacomunicacao.com.br
(31) 98489 2098