A peça infantil conta a bela e emocionante história do menino Moshe Segal até o seu reconhecimento como o artista, Marc Chagall, no Rio de Janeiro - RJ.

Estreia, no dia 07 de janeiro, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, “Chagall”, mais novo projeto da CIADRAMÁTICADECOMÉDIA. Com texto de Eduardo Rieche, argumento de Doris Rollemberg (indicada ao 5° Prêmio Contigo de Teatro por “A Caolha” e indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry por “Leonel Pé de Vento”, ambos em 2011) e direção de João Batista, a companhia apresenta às crianças a obra do grande artista, Marc Chagall, e sua bela e emocionante história, que o acompanhou desde menino e que influenciou, decisivamente, seus trabalhos como pintor. No elenco, João Velho, Cristina Lago, Cleiton Rasga, Eduardo Rieche, Sergio Kauffmann e Sonia Praça.
O espetáculo ainda conta com direção de movimento de Márcia Rubim, figurino de Mauro Leite (indicado ao 5° Prêmio Contigo de Teatro 2011 por “A Caolha”), direção musical de Marcelo Alonso Neves, iluminação de Renato Machado e preparação vocal de Paula Leal, do grupo “Chicas”.
Com a montagem de Chagall, a CIADRAMÁTICADECOMÉDIA prossegue com algumas questões trabalhadas em suas últimas encenações para o público adulto, Bartleby, o escriturário (2011); A Caolha (2010) e O Homem da Cabeça de Papelão (adaptação de conto homônimo de João do Rio, um dos melhores espetáculos de 2008 no Rio de Janeiro, segundo O Globo): a inadequação, ou não, do homem à vida em sociedade e o relacionamento do indivíduo com o seu meio.
Sobre o espetáculo
A vida de Moshe Segal é fascinante e a obra de Marc Chagall, ímpar. Definições, rótulos ou interpretações não esgotam a versátil e vasta produção. Chagall é o artista lírico na vanguarda pictórica. Suas pinturas transcendem o domínio do ponderável, onde reconhecemos a fantasia, a vida e o sonho, tempos distintos co-exitindo lado a lado. Suas telas imprimem uma inesgotável capacidade evocativa povoadas de intensas memórias. Sua atuação nas artes é multidisciplinar: Chagall é pintor, poeta, cenógrafo, muralista, ilustrador, além de renovador da arte dos vitrais.
A obra de Chagall é marcada pela ótica de um pintor-poeta que atravessa uma Revolução (1917) e duas grandes guerras. Dessa forma, reconhecemos importantes denúncias de injustiças sociais em sua colorida pintura. Chagall sabe que a arte é capaz de ‘satisfazer os olhos e despertar a mente’.
A noção de se inventar foi imprescindível para ele. Uma criança pobre e judia que habita um mundo cujo acesso à educação e ao ‘simples’ ir e vir lhe são negados. A ideia da necessidade de se inventar, de construir uma imagem aguda, é uma potente contradição entre o sentimento de não pertencimento e de estranhamento com a obrigatoriedade de se fazer enxergar. Moshe Segal precisou se inventar para se tornar Marc Chagall.
Ficha Técnica
Montagem: Ciadramáticadecomédia
Argumento: Doris Rollemberg
Texto: Eduardo Rieche
Direção: João Batista
Elenco/ Personagens:
João Velho - Chagall
Cristina Lago - Noiva / Vizinha / Bella / Cleópatra
Cleiton Rasga - Violinista / Vizinho / Andrei / Bakst / Pintor italiano / Oficial
Eduardo Rieche - Judeu Peregrino / Khatskel / Comerciante / Pintor frances
Sergio Kauffmann - Acrobata / Vizinho / Nikolai / Prof. Pen / Bode / Pintor / mexicano
Sonia Praça - Casamenteira / Feiga
Cenografia: Doris Rollemberg
Figurinos: Mauro Leite
Iluminação: Renato Machado
Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
Direção de Movimento: Márcia Rubim
Preparação Vocal: Paula Leal
Fotos: Dalton Valerio
Produção: Quintal Rio Produções Artísticas Ltda.
Coordenação de Produção: Verônica Prates
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Assistente de Assessoria de Imprensa: Bruna Amorim
Projeto Idealizado e Coordenado por: Doris Rollemberg
Serviço
Estreia: dia 7 de janeiro
Local: Centro Cultural Banco Brasil – Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Tel.: 3808-2020)
Bilheteria: Terça a domingo, das 09h às 21h
Horários: sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$ 6,00
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Temporada: 07 de janeiro a 18 de março
Sinopse: A encenação da CIADRAMÁTICADECOMÉDIA conta a bela e emocionante história do menino Moshe Segal até o início do seu reconhecimento como artista no início do século XX quando passa a assinar Marc Chagall, produzindo uma obra singular capaz de ‘satisfazer os olhos e despertar a mente’.
Mencione Guia do Ator.
Guia do Ator - www.guiadoator.com.br
| Próximo > |
|---|



















