Gratuitos Projeto de Circo Social de Santa Maria oferece oficina gratuita para jovens mulheres (DF)

Postado por : Josuel Junior
  • Tempo restante :

  • 0 Descontos Solicitados

  • Compartilhar :  

Informações

CHEGA AÍ, O CIRCO CHEGOU!" é um projeto em circo-social de caráter feminista, que abrange apresentações, oficinas e um grande Sarau dedicado ao público estudante de 04 escolas públicas de ensino médio da cidade. A ideia é criarmos uma grande rede de troca em cultura, cidadania, circo e feminismo junto às escolas e ao Espaço Cultural Moinho de Vento, fortalecendo os movimentos sócio culturais e artísticos da cidade. Neste chamamento, a trupe convida jovens de 18 a 21 anos, residentes em Santa Maria, que tenham desejo pelo acesso a conhecimentos relativos às artes circenses e à cadeia produtiva da cultura, para se inscreverem no processo afetivo-seletivo que irá eleger 04 monitores.

A trupe ressalta que é Importante dizer que é necessária e fundamental a disponibilidade integral para participar do cronograma de atividades formativas e artísticas do projeto! Disponibilidade, interesse e prontidão serão alguns dos pré-requisitos para esta seleção. Para o processo afetivo-seletivo serão aceitas até 20 inscrições que irão participar do Oficinão das Desempregadas que acontecerá no dia 22/09, das 14h às 18h, no Espaço Moinho de Vento. Cada integrante selecionado para integrar o time de 04 monitores receberá uma ajuda de custo no valor de R$250,00.

"CHEGA AÍ, O CIRCO CHEGOU!" é idealizado e realizado pela Trupe de Circo Social As Desempregadas, conta com o trabalho de renomados profissionais das artes circenses e da cadeia produtiva da cultura do DF e é patrocinado pelo FAC- Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do GDF. Para se inscrever e participar da seleção, acesse o link e preencha o formulário: https://goo.gl/forms/ON5ZJZ95Q6BdJeDr1.

Já para conhecer o Facebook da Trupe, acesse: https://www.facebook.com/desempregadasbsb/. A segunda fase do projeto consiste em ofertar uma ação integrada nas 04 escolas públicas de ensino médio da RA de Santa Maria e prevê apresentações do espetáculo de circo "As Desempregadas", com intérprete de libras e mediação em arte educação com abordagem afetiva, feminista e para gestão de autonomia. Toda a a ação se completa com circuitos de vivências dedicadas aos jovens estudantes nas modalidades: palhaçaria, perna-de-pau e acrobacia de solo ministradas por profissionais de relevância no cenário do circo do DF a exemplo do recém premiado Mestre, o palhaço Mandioca Frita, e se encerra com um evento multicultural como resultado.

Este encerramento prevê um grande encontro dos jovens estudantes, num sarau de rua fortalecendo o Moinho de Vento, espaço alternativo da cultura de Santa Maria, que atua com oficinas de grafite, dança, teatro, rádio, rima, poesia e serigrafia e que sediará as etapas formativas da monitoria. Este evento terá o protagonismo dos jovens contemplados pela ação, juntamente com artistas e arte-educadores do projeto. Estes jovens terão acesso a estrutura pedagógica, artística e logística para se expressarem por meio das linguagens artísticas no sarau de rua: Chega aí – Aqui o show é você. “É fundamental a perspectiva dos projetos Regionalizados do FAC, onde os recursos descentralizados passam a fomentar iniciativas específicas e demandas produtivas de todas as RAs”, afirma a diretora artístico pedagógica Ana Flavia Garcia. “Na primeira etapa das atividades formativas, vamos selecionar e sensibilizar jovens da comunidade para integrar nosso time de monitoria, expandindo as perspectivas profissionais a partir do conhecimento sobre a cadeia produtiva da cultura”, reitera.

Quatro jovens da comunidade de Santa Maria serão selecionadas a partir do Oficinão de Circo das Desempregadas ministrado pela equipe do projeto e participarão de uma ação formativa de para se tornarem monitoras e assim inseridas na cadeia produtiva da proposta. A proposta pretende ainda a criação de vínculos dos jovens estudantes desta comunidade com a arte circense, na perspectiva feminista e de gestão de autonomia para sensibilizar e expandir perspectivas comportamentais e ideológicas na formação de indivíduos reflexivos, receptivos à quebras de paradigmas sociais a partir da percepção de si, do outro e do ambiente histórico do qual ele faz parte.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Coordenador de Produção e Gestão: Mariana Baeta
Coordenação Geral: Júlia Maia
Direção Artístico-pedagógica: Ana Flávia Garcia Artistas Circenses / Arte Educadores: Júlia Maia, Maria Tavares, Ana Flávia Garcia e Júlio César Macedo.
Assessor de Imprensa: Josuel Junior Designer Gráfico: Gabriel Guirá Edição de vídeo / Fotógrafo / Registro Videografico: Mirley Allef

Data da publicação: 11/09/2018
Preço: 0.00
Condição de pagamento: ---
Desconto: 0.00%
Informações de contato: Brasil
Distrito Federal, Santa Maria
josueljunior86@gmail.com
61984871551