Prefeitura anuncia Programa de Iniciação Artística na Primeira Infância

Compartilhar :  

Postado em: 21 / 07 / 2021 [09:51 am]

A Prefeitura de São Paulo anuncia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o inédito Programa de Iniciação Artística na Primeira Infância (PIAPI). O PIAPI tem como missão a valorização das culturas da infância, e fundamenta a experiência estética e o convívio como essência do desenvolvimento na primeira infância. Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para artistas-educadores que desejam participar do Programa, até o dia 12 de agosto.
 
O projeto acontece na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), reconhecida há mais de 40 anos por seu trabalho de integração artística na infância, com jovens entre 5 e 13 anos.
 
 
O PIAPI pretende valorizar as culturas no contexto da infância a partir de espaços de construção de afetos, reconhecimentos e descobertas a partir da experiência estética e do convívio social. A partir de um viés lúdico e pedagógico, o projeto contará com brincadeiras, experimentações e convivências mediadas por artistas-educadores, priorizando o desenvolvimento da sensibilidade e imaginação da criança.
 
O PIAPI pretende beneficiar até 100 crianças, divididas em seis turmas em atividades ao ar livre. Essas atividades estão previstas para acontecerem entre os meses de outubro e dezembro de 2021, tendo 8 encontros para cada turma. O programa fará a contratação de 24 formadores e 2 coordenadores pedagógicos.
 
Sobre a EMIA
 
A Escola Municipal de Iniciação Artística é uma instituição pública e gratuita, regulamentada pela lei nº 15.372, de 3 de maio de 2011. Fundada em 1980, a escola funciona em três casas dentro do parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara. A EMIA trabalha as linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. Tem por finalidade principal assegurar aos alunos, crianças entre 5 e 13 anos, a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
 
Fonte: Secretaria Municipal da Cultura
Foto: Pixabay