Oscar vai exigir mais diversidade em indicados a melhor filme a partir de 2024

Compartilhar :  

Postado em: 10 / 09 / 2020 [08:33 am]

 
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (8) novas exigências para que produções sejam indicadas à categoria de melhor filme do Oscar a partir de 2024.
 
As medidas fazem parte de um plano da organizadora da maior premiação do cinema para aumentar a diversidade da indústria.
 
Em resumo, produções que quiserem concorrer à principal categoria do Oscar devem atender a dois dos quatro critérios:
 
-ter membros de minorias, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes, ou 30% do elenco composto por grupos pouco representados, ou narrativa principal focada nestes grupos;
-ter um número determinado de membros de grupos pouco representados, como mulheres ou pessoas com deficiência, em cargos de liderança ou 30% da equipe geral formada por membros destes grupos;
-oferecer cargos pagos de estágio ou de aprendizado para membros de grupos pouco representados nos estúdios, distribuidoras e produtoras, além de vagas de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e de treinamento para membros destes grupos em cargos menores na equipe de produção;
-ter cargos de liderança nos estúdios e/ou produtoras preenchidos por membros de minorias ou grupos pouco representados nas equipes de marketing, distribuição e/ou publicidade.
 
Todas as demais categorias devem manter seus requisitos atuais.
 
As exigências serão observadas a partir de fiscalizações das gravações e do diálogo entre a Academia e cineastas e distribuidoras.
 
A entidade já havia anunciado em junho que tinha planos para aumentar a diversidade na premiação. Na época, também afirmou que a partir de 2022 a categoria de melhor filme passa a ter sempre dez indicados.
 
O Oscar 2021 foi adiado para 25 de abril por causa da pandemia do novo coronavírus. A edição também flexibilizou seus critérios de elegibilidade.
 
 
Fonte: G1