Voltar à listagem O Guia Responde

  • O Assessor de Imprensa faz o que?

    Você sabe o que faz um assessor de imprensa? Esta é uma profissão muito importante, especialmente quando relacionada à área artística. Os assessores de imprensa são os grandes divulgadores de espetáculos que entrarão em cartaz, das novidades sobre os artistas que representam, de notícias a respeito de espaços, enfim. São eles que convencem a imprensa sobre o quão bacana e interessante aquela pauta pode ser, contribuindo diretamente para o sucesso do projeto em que estão trabalhando. Para trazer mais informações sobre esta profissão tão complementar e importante à dos que trabalham com arte, entrevistamos Daniela Martins, assessora de imprensa e ministrante do workshop desta especialidade na empresa Vila de Produções.

     

    Para ela, em poucas palavras, “o assessor de imprensa é um elo entre o artista e a imprensa. Ele é quem faz a ponte para entrevistas e resolve questões delicadas quando há um problema em questão”. E completou “costumo dizer que o assessor é uma ferramenta de credibilidade”. Mais profundamente, Daniela explicou que a assessoria de imprensa, diferentemente de outras áreas, possui dois clientes: o assessorado e a imprensa. “Ele sempre dependerá dos dois para realizar um bom trabalho. E a relação deve ser sempre a mais amigável e profissional possível”, explicou.

     

    Quando perguntamos sobre os pontos positivos da profissão, ela respondeu que a melhor parte é não ter uma rotina diária. “Cada dia uma novidade diferente, conhecemos muitas pessoas e lugares bacanas”, contou. Porém, a vida de assessor não são apenas flores. A parte negativa é a de “conseguir controlar o que a imprensa quer publicar e aquilo que queremos que ela publique. Tarefa árdua de todos os dias”, comentou.

     

    Um assessor de imprensa pode trabalhar fixo ou como freelancer. “Depende do tipo de assessoria que você vai fazer”, explicou Daniela. Assim, não há uma forma tabelada de remuneração para o profissional. “Tudo gira de acordo com aquilo que você irá oferecer para o seu assessorado”, disse. Mas indicou: “Para de fato saber quanto cobrar, pergunte-se: Quanto você vale? Pontue a resposta e chegue a um valor justo pelo seu trabalho”.

     

    Você se interessou pela profissão? Para quem quer seguir esta carreira, Daniela dá a dica: “Assessores de imprensa normalmente são formados em Jornalismo ou Relações Públicas. Dentro da área de shows e eventos em situações mais informais, não há obrigatoriedade com relação à formação deste profissional. O que ele precisa é ter bons contatos e ser bem relacionado”. Porém existem cursos e workshops no mercado que servem para especializar o profissional que quer seguir por esta área. Como dito no começo, a própria Daniela ministra este curso na empresa Vila de Produções. Ela explicou que “o curso de ‘Assessoria de Imprensa para Artistas e Eventos’ aborda em 3h assuntos do cotidiano de um assessor. O curso é rápido e bem objetivo dando ao participante um melhor entendimento a respeito da profissão, com relatos de uma assessoria eficaz, dicas do dia-a-dia e cases reais”. Daniela indicou este curso tanto para quem já atua na área quanto para quem é novo no ofício. “É ótimo para uma reciclagem e, que não tem experiência, poderá entender melhor e poder cobrar sua assessoria com conhecimento de causa”, completou.

     

     

    Assista ao programa da TV Guia do Ator sobre FAMA com entrevista exclusiva com um dos mais conhecidos Assessores de Imprensa das Celebridades, o assessor Roberto Rodrigues da TalentMix Comunicação.

     

     

     

        
     


Comentários