Indicações ao Bafta mostram mais diversidade de gênero e raça

Compartilhar :  

Postado em: 11 / 03 / 2021 [01:08 am]

 
"Nomadland", drama sobre a recessão nos Estados Unidos, e "Rocks", uma história de amadurecimento, dominaram as indicações aos prêmios da Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (Bafta) nesta terça-feira (9) com sete menções cada. Houve um aceno claro à diversidade nas categorias de atuação após a revolta do ano passado.
 
O drama familiar "Meu Pai", o filme de época de Hollywood "Mank", o filme de vingança #MeToo "Bela vingança" e a produção em coreano "Minari" vieram em seguida com seis indicações cada para a maior premiação cinematográfica do Reino Unido.
 
Quatro mulheres estão entre os seis indicados a melhor diretor, incluindo Chloe Zhao por "Nomadland" e Sarah Gavron por "Rocks".
 
Mais da metade dos 24 indicados são atores não brancos– uma mudança enorme em relação a 2020, quando o Bafta apresentou uma lista de concorrentes exclusivamente branca, provocando um protesto virtual com a hashtag #BaftasSoWhite nas redes sociais.
 
Entre os principais indicados a melhor ator estão Riz Ahmed por sua interpretação de um baterista de heavy metal que ensurdece em "O som do silêncio" e o falecido Chadwick Boseman por seu papel no drama de jazz dos anos 1920 "A Voz Suprema do Blues".
 
A reação negativa do ano passado levou o Bafta a realizar uma revisão abrangente, o que resultou na ampliação de seus filiados, uma nova rodada de votação das listas iniciais e uma expansão de cinco para seis indicados nas quatro categorias de atuação e de melhor diretor.
 
"Era uma questão de igualar as condições", disse a executiva-chefe do Bafta, Amanda Berry, à Reuters.
 
Fonte: G1
Foto: Reprodução