In Cena: um novo espaço para as artes cênicas no Rio

Compartilhar :  

Postado em: 20 / 07 / 2021 [09:56 am]

Um espaço para aprender, trocar experiências, se aperfeiçoar, sem deixar de se sentir em casa. Essa é a proposta da In Cena Casa de Artes e Produções – www.incena.art.br – que, um ano após iniciar suas atividades de forma remota, inaugura sua sede em uma casa em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com direção artística de Marcella Bártholo e coordenação pedagógica de Gabi Levask, a In Cena abre suas portas para a programação presencial em agosto. São cursos, oficinas, práticas de montagens e mentoria, que abraçam múltiplas vertentes das artes: teatro, teatro musical, dança e música. 
 
Em uma espaçosa casa reformada de mais de 400 metros quadrados, a In Cena conta com quatro salas (Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza e Amazonas), um estúdio (batizado de Gonzaguinha), camarim, vestiários e um amplo terraço – um espaço de convivência a céu aberto. “Com a pandemia, começamos nossas atividades com workshops on-line. A resposta do público foi ótima. Tivemos alunos do Rio, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e até Dubai”, diz Marcella Bártholo. 
 
“A In Cena é um espaço de afeto e de acolhimento para o artista traçar sua carreira com todo o suporte necessário para a inserção no mercado de trabalho”, explica Marcella. “E para os alunos que já estão no mercado e percorreram os cursos básicos, queremos oferecer ferramentas para que eles possam aperfeiçoar suas técnicas e ganhar confiança para crescer na profissão”, conta Gabi Levask.
 
A partir de agosto, a In Cena oferece 23 cursos, entre presenciais e on-line, para diferentes públicos e idades (cursos para crianças a partir de sete anos), com 24 profissionais que atuam diretamente do mercado de trabalho. Os cursos presenciais são divididos em categorias: “Expressando-se pela Arte”, “Descobrindo Minha Voz no Mundo”, “Aperfeiçoando Minha Técnica”, “Voz, Instrumentos e Teoria Musical” e “Teatro Sênior”. 
 
Também presencial, o curso “Prática de Montagem” é uma oportunidade para o aluno ter a experiência de fazer parte de todas as fases do processo de uma montagem: audição, leituras, ensaios de cenas, coreografias e harmonia vocal, ensaios gerais, até a estreia em um teatro. As duas primeiras produções licenciadas da Broadway que estão com audições abertas são “Escola de Rock”, com direção geral de Rafaela Amado, e “Legalmente Loira”, com direção e coreografias de Victor Maia, tendo ambas direção musical de Alexandre Queiroz.
 
O curso “Mentoria de Repertório”, individual ou em grupo, com Guilherme Borges, prepara o artista para construir seu repertório para audições de musicais de acordo com o perfil vocal e personalidade de cada um. Guilherme também ministra “Harmonia Vocal: Estudos de Estilos sobre os Anos”, indicado para quem já estuda canto. No curso, os alunos vão estudar harmonias de dois musicais de cada época, dos anos 30 e 40, passando pelos anos 60 e 80 até o contemporâneo.
 
Sucesso entre os cursos on-line, “Construindo Performance: Estudo de Obra + Repertório”, com Diego Montez e Myra Ruiz, chega à sua sexta turma. De São Paulo, a dupla ministra o curso totalmente on-line que ensina como fazer um estudo aprofundado de uma obra, analisa performances renomadas, traça um panorama de como funciona o mercado e orienta como se preparar para uma audição. Na próxima edição do curso, a obra escolhida será o premiado musical “Dear Evan Hansen”, dos compositores Benj Pasek e Justin Paul (“La La Land – Cantando Estações” e “O Rei do Show”), com libreto de Steven Levenson, autor do livro que deu origem ao musical. 
 
CURSOS PRESENCIAIS
 
Prática de Montagem
- “Escola de Rock” (audições até 31 de julho | início em agosto)
- “Legalmente Loira” (audições até 31 de julho)
Proporciona a experiência de fazer parte dos processos de estar em um musical licenciado da Broadway, em todas as fases da montagem: audição, leituras, ensaios de cenas, coreografias, harmonia vocal, ensaios gerais e a estreia em um teatro.
 
Workshop “Legalmente Loira” (24 de julho, das 13h às 16h)
Uma tarde de dança e canto com cenas do musical da Broadway, em um workshop monistrado por Victor Maia e Alexandre Queiroz com cenas do musical da Broadway. 
 
Expressando-se pela arte (7 a 12 anos) – a partir de agosto
- Oficina de TV e Teatro para Crianças, com Angela Rechia
- Dança, com Elis Loureiro
- Teatro, com Carol Pita
- Música, com Antônia Medeiros
 
Descobrindo minha voz no mundo (de 13 a 17 anos) – a partir de agosto
- Oficina com os diretores Afra Gomes e Leandro Goulart
- Teatro, com Angela Rechia
 
Aperfeiçoando minha técnica (a partir de 14 anos) – a partir de agosto
- Técnica vocal para musical, com Roberto Montezuma
- O Ator e sua Comicidade, com Hamilton Dias
- A Prática do Ator, com Ilona Wirth
- Dança para Teatro Musical, com Bella Mac
- Harmonia Vocal: Estudos de Estilos sobre os Anos, com Guilherme Borges
- Dança para Atores ou Não-Bailarinos, com Bella Mac (manhã), com César Viggiani (noite)
 
Voz, instrumentos e teoria musical (a partir de 12 anos) – a partir de agosto
- Violão (grupo), com Bruno Costa
- Teoria Musical (grupo), com Bruno Costa
- Canto (individual), com Carol Donato
- Canto (individual), com Roberto Montezuma
- Mentoria de Repertório (grupo ou individual), com Guilherme Borges 
 
Teatro Sênior – a partir de agosto
- Teatro para a Maior Idade, com Mara Soto
 
CURSOS ON-LINE
 
- Construindo performance: estudo de obra + repertório, com Diego Montez e Myra Ruiz
 
- Interpretação, com Glaucia da Fonseca
 
- Intensivo Musical: Broadway of Ages, com César Viggiani (dança), Gustavo Klein (direção) e Tatiana Sobral (Interpretando a Canção)
 
DIREÇÃO ARTÍSTICA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
 
Marcella Bártholo (direção artística) – Nascida em Manaus (AM), Marcella começou a estudar artes aos três anos, estimulada pelos pais, artistas amadores. Morando no Rio há três anos, ela participou do The Voice Kids em 2017 e, desde então, participou de montagens acadêmicas e profissionais no teatro musical, como “Brilha La Luna”, “Fame”, “Despertar da Primavera” e “Aconteceu de Acontecer Assim”. Marcella também é compositora e lançou seu EP “Universo” este ano. 
 
Gabi Levask (coordenação pedagógica) – Pedagoga formada pela UERJ/FEBF, atriz formada pela ETTAM e arte-educadora pelo Instituto de Arte Tear. Já trabalhou em mais de 20 peças teatrais e musicais no Rio de Janeiro. Em 2016, juntou suas formações em trabalhos de arte-educação e orientação pedagógica. Trabalhou na ONG Lona na Lua e atualmente é arte-educadora no Instituto de Arte Tear. É idealizadora da formação “Arte-educação para educadores: processos artísticos e educacionais” para professores da SME, com apoio da SMC - Duque de Caxias/RJ. 
 
SERVIÇO
 
In Cena Casa de Artes e Produções
Rua Dezenove de Fevereiro, 48 – Botafogo - Rio de Janeiro
Contatos: (21) 97124-1001 | contato@incena.com.br
Site: www.incena.art.br | Instagram: @incenaoficial
Informações sobre dias, horários e valores dos cursos estão disponíveis no site ou por telefone e WhatsApp.
 
Workshop “Legalmente Loira”
com Victor Maia e Alexandre Queiroz
Data: 24 de julho (sábado), das 13h às 16h
Uma tarde de dança e canto com cenas do musical da Broadway.
Valor: R$ 20. Capacidade: 30 pessoas. 

Fonte e imagem: Assessoria/Máquina de Escrever Comunicação