São Paulo Dando sequência à famosa peça de Ibsen, "Casa de Bonecas – Parte 2" volta aos palcos (SP)

Postado por : Assessoria de Imprensa Pombo Correio - Douglas

Informações

Sucesso de crítica e de público em 2018, Casa de Bonecas – Parte 2, com dramaturgia do jovem norte-americano Lucas Hnath e direção de Regina Galdino, reestreia no dia 13 de fevereiro no Teatro Faap, onde cumpre temporada até 28 de março. A tradução é de Marcos Daud, e o elenco é formado por Marília Gabriela, Luciano Chirolli, Eliana Guttman e Fabiana Gugli.

Publicado em 1879, o clássico “Casa de Bonecas”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) causou polêmica ao questionar as convenções sociais e o casamento como uma instituição. A peça até hoje é considerada feminista. Na trama, Nora Helmer falsifica uma assinatura do pai e faz, em segredo, um empréstimo para salvar Torvald, seu marido, mas, quando ele descobre a fraude por causa da chantagem de um agiota, repudia a esposa, humilhando-a e negando que ela continue educando os filhos. O agiota devolve a promissória, salvando os Helmer, mas Nora, desiludida com a covardia e hipocrisia de Torvald, ao ver a posição inferior da mulher na sociedade, revolta-se e abandona o marido e três filhos pequenos.

Já no texto de Lucas Hnath a emblemática personagem Nora, agora uma escritora de sucesso, retorna 15 anos depois ao lar porque precisa oficializar o divórcio com Torvald. Popular por defender causas feministas, ela está sendo chantageada para negar suas ideias, pois uma mulher casada não poderia ter uma vida independente.

De volta ao núcleo familiar, Nora enfrentará a recriminação da criada, da filha mais nova e do marido por tê-los abandonado e por ter tido a ousadia de escolher o que fazer de sua vida. Diante da cobrança sobre suas responsabilidades de esposa, ela argumenta queo casamento funciona como uma prisão para as mulheres e que o amor deveria ser livre. Mais uma vez ela terá que decidir entre ficar à mercê dementiras, regras sociais equivocadas e da visão retrógada de seus entes queridos ou assumir sua identidade e lutar por um mundo diferente.

“Casa de Bonecas – Parte 2”, inédito no Brasil, foi um grande sucesso na Broadway e Lucas Hnath foi indicado ao Prêmio Tony 2017 de Melhor Texto.

A diretora Regina Galdino diz que o espetáculo chama a atenção pela qualidade dos diálogos. “O jovem autor, Lucas Hnath, desenha os diálogos como se fossem poemas modernos, gráficos, indicando ritmos, sonoridades, pausas, repetições e intenções que dispensam as tradicionais rubricas. O texto ganha uma musicalidade muito particular, e, num misto de comédia e drama, as relações das personagens surgem límpidas e cortantes, sem maniqueísmos. Futuro e passado, utopia e tradição, luminosidade e trevas, opção e necessidade, maturidade e juventude, coragem e medo, casamento e amor livre, são algumas das contradições que o público irá acompanhar nessa trajetória da personagem Nora em busca de sua identidade, negando a sociedade forjada em mentiras”, diz.

“Seguimos a pista do autor, que propõe uma sala vazia como ambiente único, e radicalizamos com um cenário não realista, símbolo do que se tornou a vida de Torvald depois que Nora o abandonou, deixando-o com três crianças para criar, em pleno século XIX. A encenação, simples, aposta na força do texto. Esperamos que os espectadores vejam a transformação das personagens acontecer diante de seus olhos, sem truques, em um teatro essencial alicerçado na interpretação dos atores”, finaliza Regina Galdino.


Recepção da crítica

“Nora é vivida com precisão cirúrgica nos gestos e nas inflexões de voz por Marília Gabriela, em sua 7ª atuação no teatro. Em cena por todos os 100 minutos de espetáculo, Marília e Nora em certos momentos se confundem. A jornalista e atriz é uma figura pública que sempre se reinventou, publicamente, sem pedir muita licença, há pelo menos quatro décadas. Nora fez o mesmo, só que nas páginas de um livro. O desempenho é cuidadoso porque evita que a personalidade da atriz se sobreponha a da personagem” - João Luiz Vieira, da BRAVO!

 

“A montagem, dirigida por Regina Galdino, ganha os palcos em pleno clamor dos movimentos feministas e aumenta o interesse sobre um debate que não é nada recente” – Dirceu Alves Jr., da revista VEJA


“Casa de Bonecas - Parte 2 surpreende como uma sequência de grande impacto, um ‘aggiornamento’ lúcido das questões levantadas pelo norueguês no século 19. (...) a montagem brasileira é um tour de force de Marília Gabriela em seu sétimo espetáculo como atriz. Sua atuação valoriza o texto de Hnath, especialmente nos momentos de confronto com Torvald (Luciano Chirolli, numa interpretação sutil desse homem dividido entre a fragilidade e a truculência).” – Antônio Gonçalves Filho, do ESTADO DE S. PAULO

 

SINOPSE

Nora, a emblemática personagem criada por Ibsen no século XIX, volta à casa dos Helmer – 15 anos depois de ter abandonado o marido e seus filhos – em busca do divórcio. Em meio ao julgamento da criada, do marido e de sua filha mais nova revela seus ideais revolucionários sobre o amor livre e contra o casamento.

 

FICHA TÉCNICA

Autor: Lucas Hnath

Tradução: Marcos Daud

Direção Geral: Regina Galdino

Elenco: Marília Gabriela, Luciano Chirolli, Eliana Guttman e Fabiana Gugli

Trilha sonora: George Freire e Daniel Grajew

Iluminação: Domingos Quintiliano

Direção de arte: Theodoro Cochrane

Assistente de Direção e Pesquisa: Gerson Steves

Confecção de Perucas: Feliciano San Roman

Visagismo: Ulisses Cruz

Coaching: Ligia Pereira

Camareiro: Jô Nascimento

Operador de Luz: Newton Saiki

Operador de Som: Kleber Marques

Direção de Palco: Ângelo Macedo

Fotos: Miro

Programação Visual: Denise Bacelar

Produção Executiva: Paulo Ferrer

Direção de Produção e Administração: Fernanda Signorini

Produtoras associadas: Marília Gabriela e Fernanda Signorini

Patrono das artes: Aguinaldo Silva

 

SERVIÇO

Casa de Bonecas – Parte 2, de Lucas Hnath

Teatro Faap – Rua Alagoas, 903, Higienópolis

Temporada: 13 de fevereiro a 28 de março

Às quartas e quintas-feiras, às 21h (não haverá sessão no dia 20 de março)

Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)

Duração: 100 minutos.

Classificação etária: 14 anos

Capacidade: 470 lugares

Informações: (11) 3662-7233

 

Data da publicação: 30/01/2019
Desconto: 0.00%
Informações de contato:
,
douglaspicchetti@gmail.com
11 99814 6911