Gratuitos Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos de aperfeiçoamento em música e artes cênicas

Postado por : Lidiana Dourado
  • Tempo restante :

  • 0 Descontos Solicitados

  • Compartilhar :  

Informações

O Conservatório de Tatuí - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina - abre inscrições para seis novos Cursos de Aperfeiçoamento, ministrados por professores da instituição e artistas convidados. Com temas que englobam choro, violão flamenco, audiovisão, vozes negras e a arte cênica nas tradições afroindígenas, os cursos são totalmente gratuitos e com aulas on-line.
 
Os Cursos de Aperfeiçoamento têm carga horária de 48 horas, sendo que datas e horários variam para cada modalidade. Alguns temas são abertos a qualquer pessoa interessada. Outros, porém, têm pré-requisitos e um processo de seleção para alunos(as) participantes ou ouvintes. Confira, a seguir, a programação completa.
 
CURSOS OFERECIDOS:
 
- LEITURA DE TABLATURAS ANTIGAS (NOTAÇÕES MUSICAIS PARA INSTRUMENTOS ANTIGOS)
Estudo, análise, compreensão, transcrição e interpretação. Prática da notação musical (tablatura) das composições do Renascimento e Barroco para instrumentos de cordas dedilhadas, como vihuela, alaúde renascentista, guitarra barroca e teorba.
Professora responsável: Dagma Eid
Pré-requisitos e critérios de seleção: Não há.
Aulas: segundas, das 10h às 11h30, e terças, das 13h às 14h30 | Período: 30/08 a 21/12
Inscrições: 24 a 29 de agosto
Acesse: https://forms.office.com/r/4ivh7up5WY
 
- O UNIVERSO DO CHORO
O curso abordará todos os aspectos relativos à linguagem do Choro e suas práticas interpretativas.
Professor: Maurício Carrilho
Pré-requisitos e critérios de seleção: Não há
Aulas: terças, das 15h às 18h | Período: 31/08 a 28/12
Inscrições: 24 a 27 de agosto
Acesse: https://forms.office.com/r/Wy99mbkGeR
 
- VIOLÃO FLAMENCO
A arte Flamenca ganha cada vez mais espaço no panorama musical e mundial. Essa manifestação artística espanhola, que se realiza por meio do 'toque, cante e baile' possui algumas características de difícil compreensão para artistas que não estão inseridos(as) no contexto de sua produção - a região andaluza. Com a perspectiva de oportunizar uma melhor compreensão da música flamenca, o curso de aperfeiçoamento em violão flamenco tenta exemplificar e analisar seus principais elementos estéticos-musicais relativos estreitamente à guitarra flamenca. O curso aborda, em específico, a estética peculiar do toque flamenco, com as principais técnicas de pulgar, alzapúa, rasgueados, golpes, arpejos, tremolo, técnicas interligadas e levadas. Os(as) alunos(as) serão, também, aproximados ao toque de acompanhamento dos principais palos (estilos) mais tradicionais da música flamenca, como tangos, fandango, malagueña, tientos, soleá, buleria e alegrias, entre outros. O curso terá uma abordagem extremamente prática, com exercícios e estudos específicos propostos pelo professor.
Professor: Diego Salvetti
Pré-requisitos e critérios de seleção: Interessados(as) deverão enviar link de vídeo com a execução de uma das peças a seguir. Violão brasileiro: Se ela Perguntar (D.Reis); Violão Clássico: Lagrima (F.Tarrega); Violão Flamenco: Malagueña (E. Lecuona). O vídeo deve ser disponibilizado pelo Youtube (modo não-listado) e o link deve ser informado na ficha de inscrição.
Aulas: segundas e quartas, das 19h às 20h30 | Período: 01/09 a 22/12
Inscrições: 24 a 27 de agosto
Acesse: https://forms.office.com/r/X1cb7M7tyK
 
- INTRODUÇÃO À AUDIOVISÃO: IMAGEM, SOM, NARRATIVA E SENTIDO
O curso apresenta os fundamentos da relação entre música e imagem no cinema narrativo e em outras formas contemporâneas de audiovisual, buscando desenvolver a compreensão da construção do sentido audiovisual que emerge do encontro entre a música, o ruído, a voz e a imagem em movimento.
Professor: Sérgio Basbaum
Pré-requisitos e critérios de seleção: Equipamento básico de informática, conexão de boa velocidade, fone de ouvido; interesse por cinema, som e música; estar cursando, no mínimo, o Ensino Médio. Não haverá seleção.
Aulas: quartas, das 15h às 19h | Período: 02/09 a 18/11
Inscrições: 24 a 27 de agosto
Acesse: https://forms.office.com/r/6kgyHiS2gM
 
- VOZES NEGRAS DO JAZZ - INTERPRETAÇÃO E IMPROVISO VOCAL
História, linguagem, e conceitos das principais vozes negras do jazz do começo do século XX até os nossos dias. Será mostrada uma breve história destes artistas e de suas técnicas, influências, estilos, linguagem etc., para o estudo de improviso vocal e interpretação melódica no jazz.
Professor: Cynthia Borgani
Pré-requisitos e critérios de seleção: Ser aluno(a) do curso de Canto Popular do Conservatório de Tatuí ou ter formação equivalente. Interessados(as) deverão enviar link de vídeo cantando a música 'Autumn Leaves' em inglês. O acompanhamento pode ser o instrumento de sua escolha ou 'playback' do Youtube. Pode cantar no tom de sua preferência. O vídeo deve ser disponibilizado pelo Youtube (não-listado) e o link deve ser informado na ficha de inscrição.
Aulas: sábados, das 9h às 12h | Período: 04/09 a 18/12
Inscrições: 24 a 27 de agosto
Acesse: https://forms.office.com/r/SgJ2VBB5PH
 
- QUE BRINCADEIRA QUE DÁ? TEATRO, CELEBRAÇÕES E PELEJAS
O curso englobará vivências nas corporeidades e musicalidades presentes nas celebrações do Cavalo-marinho pernambucano, Reisado, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Careta do Ceará, Reinados de Minas Gerais, entre outras. Os encontros serão realizados com a participação de mestres, mestras e atores sociais dessas tradições. Aulas reflexivas sobre fundamentos presentes em celebrações e performatividades afrodiaspóricas e afroindígenas, além da apresentação de textos de pesquisadores(as) da área. Criação de estudos cênicos a partir dos repertórios vivenciados.
Professora: Cibele Mateus
Pré-requisitos e critérios de seleção: Ter concluído alguma formação em artes da cena, ter disponibilidade de participação, disponibilidade para reflexão e vivência cênica a partir da proposta do curso. Interessados(as) devem enviar currículo artístico e carta de interesse.
Aulas: terças e quintas, das 19h às 22h | Período: 14/09 a 11/11
Inscrições: 24 de agosto a 03 de setembro
Acesse: https://forms.office.com/r/6WHqhtscqP
 
CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820
Tel.: (15) 3205-8444
Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h
Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita
https://www.conservatoriodetatui.org.br

Data da publicação: 24/08/2021
Preço: 0.00
Condição de pagamento: ---
Desconto: 0.00%
Informações de contato: Brasil
Sao Paulo, Tatuí
lidiana.dourado@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147 7263