Voltar à listagem O Guia Responde

  • Como trabalhar em musical

    A audição é parte fundamental na escolha de um elenco para um musical. Levando isso em consideração, sabemos que em uma audição a sua chance está nos dezesseis compassos da música, naqueles minutos de dança, e você precisa estar preparado!


    Pensando nisso, o Guia do Ator pesquisou sobre o assunto e conversou com Marilice Cosenza, atriz/cantora, para responder às dúvidas mais frequentes de como fazer uma boa audição.

    Qualquer ator que se sinta preparado e que tenha sido chamado pode participar de uma audição. Não vá a uma audição sem ser chamado! E não se esqueça de que o teatro musical é um gênero que exige do profissional interpretação, canto e dança.

    E se a sua primeira dúvida é: “Como fico sabendo das audições?”, Marilice Cosenza nos contou que “as audições de musicais geralmente são divulgadas pelos produtores em sites especializados, às vezes em jornais ou eles até mesmo convidam pessoalmente os atores a participarem”. E saiba que diferente de outros testes, não há cache-teste para audições de musicais, você tem que estar realmente a fim de ir lá e fazer.

    E você não pode se esquecer de que em uma audição nunca se deve ir despreparado, com uma roupa chamativa, cantar uma musica que não tenha nada a ver com o musical ou o estilo, conversar ou falar demais enquanto aguardo o teste, faltar com respeitou ou ser arrogante com alguém. Chegar atrasado, fazer um teste se achando derrotado ou com medo. Vá com segurança, acredite em você, coloque brilho no olhar e faça o seu melhor!

    O primeiro passo que se deve seguir é estudar com antecedência: prepare uma música com um bom professor de canto (de preferência alguém da área de teatro musical), estude sobre o musical na Internet (leia sobre a historia e veja vídeos se houver) e estude a cena proposta (caso haja).

    A música que você vai cantar precisa ser bem estudada e ensaiada. Marilice da à dica dizendo: “Prepare os dezesseis compassos (os melhores compassos ou aqueles que têm o trecho da música que você poderá cantar e mostrar o seu melhor). Veja o estilo do musical. Escolha uma música que esteja no estilo e que explore o seu potencial (graves e agudos)”.

    A música a ser cantada na audição geralmente precisa ser de musicais, mas não obrigatoriamente. Cada produção é que define. Na maioria das vezes é você quem escolhe, mas pode acontecer do produtor mandar as músicas e você deve estudá-las e prepará-las com o máximo de antecedência e com um professor de canto. Marilice, que já participou de várias audições, dá a dica dizendo que: “Se souber quem será o pianista do teste, marque um repasse com ele (uma aula, para ele tocar a música para você estudar e ele também)”.

    • Nos testes de dança o coreógrafo passa um trecho de uma coreografia até todos pegarem. Depois divide as pessoas em grupos de 4 ou 5, que se apresentam para a banca e são avaliados. Os teste de interpretação, em geral, são em duplas e os atores recebem antecipadamente os textos para estudarem e já ir com ele preparado.

    Para as audições você nunca deve se vestir com roupas que chamem muita atenção. Se possível, para testes de dança, use sempre malha de dança preta. Para testes de canto e interpretação, use uma roupa básica ou alguma roupa que lembre o estilo das roupas do musical ou da personagem para a qual você esta audicionando.

    ⇔Uma das maiores diferenças entre as audições do Brasil e dos Estados Unidos, é que na Broadway acontece o “Open Call”, onde os candidatos ficam sabendo das audições por meio de jornais ou sites e comparecem no dia anunciado com currículo e foto, não existe uma pré-seleção. Porém, a audição em si é basicamente igual.

    Sobretudo para uma audição é preciso ter personalidade e atitude na hora de se apresentar. Não desistir e estar sempre se aprimorando com bons professores de canto, dança e interpretacao.

    Terminada a audição, agora é esperar e torcer. Lembre-se também que uma pessoa não passa por vários motivos. Não quer dizer que você não tem talento e deve desistir. O 'não' impulsiona muito mais o estudo do que o 'sim'!

    E não se esqueça que a audição é uma entrevista de emprego assim como nas outras áreas, mesmo que não haja a mesma formalidade. Se tiver oportunidade, simule sua audição em casa e grave você cantando, ou dançando ou interpretando para aquele teste. Ao assistir a filmagem, você poderá melhorar o que não está bom e dar ainda mais ênfase naquilo que está fazendo bem!

    Por Mayara Calixto 

    Siga-nos

    www.twitter.com/guiadoator

    http://www.facebook.com/pages/Guia-do-Ator/194081713948884


Comentários