Cidade das Artes recebe o Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina

Compartilhar :  

Postado em: 22 / 04 / 2019 [01:06 am]

 
 
 
Começa na terça-feira (23) a segunda edição do "Rio2C - Rio Criative Conference", maior evento de criatividade e inovação da América Latina. O sucessor do RioContentMarket receberá, até o dia 28, milhares de convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior, na Cidade das Artes, na Barra de Tijuca, Zona Oeste do Rio.
 
O evento se divide em três campos: mercado, conferência e festival – cada credencial tem acesso a determinadas áreas e dias (veja como comprar). Os dois primeiros voltados para empreendedores e profissionais da indústria criativa, e o terceiro oferecendo experiências, oficinas e painéis a estudantes, universitários e jovens recém-formados.
 
No fim de semana, a programação dedicada ao público tem shows, lançamentos de filmes e séries, workshops, competições de eSports, realidade virtual e aumentada, e um festival de food truck.
 
Atrações confirmadas:
-Heitor TP, guitarrista, compositor e arranjador, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de sucessos e ex-integrante da banda Simply Red;
-KondZilla, criador e proprietário do maior canal brasileiro do YouTube e o terceiro do mundo, com 22 bilhões de views e 45 milhões de inscritos;
-Morena Baccarin, atriz brasileira que fez filmes como “Deadpool” (1 e 2) e as séries “Gotham”, “Homeland” e “Firefly”, que falará no painel “A Arte da atuação”, ao lado do ator Cauã Reymond;
-João Mesquita, CEO da Globoplay
-Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções Originais da HBO Latin America;
-Betsy West, diretora e produtora vencedora de 21 Emmys de Jornalismo e nomeada este ano ao Oscar de melhor documentário com "RBG";
-Charlie Brooker e Annabel Jones, da série "Black mirror";
-Ted Sarandos, Chief Content Officer (CCO) da Netflix;
-Marcelo Gleiser, físico, astrônomo e escritor, primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiados do mundo.
 
Neurociência
Entre as novidades do ano estão o BrainSpace, espaço voltado à neurociência e a relação com a criatividade, e a Casa das Marcas, área dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, além do lançamento do primeiro prêmio da indústria criativa.
 
Outra novidade é o Rio2Night, um ponto de encontro em bares do Vogue Square para quem quiser estender o networking ou aproveitar a happy hour. Transportes vão sair da Cidade das Artes para a Vogue Square das 18h30 às 21h30.
 
No Business Hall, espaço exclusivo profissionais do audiovisual, serão realizadas Rodadas de Negócio e o Pitching do Audiovisual. Mais de 420 players estão confirmados, dentre eles 34 empresas internacionais que estarão pela primeira vez no evento.
 
Inovação
Tendências em diversas áreas da inovação serão abordadas em 29 painéis com 104 participantes. Estão confirmadas palestras de:
 
-Ricardo Penzin, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que está desenvolvendo um sistema de transporte de carga e passageiros de alta velocidade, em cápsulas dentro de tubos a vácuo;
-Maria Occarina, diretora de Marca e Criação da Memphis Meat, startup californiana que recebeu investimentos de Bill Gates, Richard Branson e Cargill para lançar em breve no mercado a carne produzida a partir de células animais;
-Yael Djemal, diretora de Produto da BrainQ, startup israelense que está desenvolvendo um software para tratar desordens neurológicas de forma inédita e não-invasiva.
 
Homenagem a Elza
Elza Soares, um dos maiores nomes da música brasileira, será homenageada no Rio2C 2019. Ela vai levar ao palco da Grande Sala sua trajetória histórias de luta, superação e de reinvenção em um bate-papo com Zeca Camargo, na quinta-feira (25), às 17h.
 
Outros artistas como o produtor musical Moogie Canazio, os cantores Maria Rita, Alcione, Lenine e Jorge Aragão também participam da vertente musical do evento. Ludmila falará sobre a importância do funk como estilo musical, movimento social e faz uma retrospectiva do grande crescimento do estilo musical nos últimos anos.
 
 
Filmes e shows na Festivalia
No fim de semana, uma série de atrações – a Festivalia – atraem o público com programação que inclui shows de música, experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos – os ingressos para a Festivalia custam R$ 100 (R$ 50 a meia).
 
-No Palco Eletroacústico, se apresentam Martins, Cai Sahra, Jonathan Feer, Gragoatá, Duda Brack e Gabz.
-No térreo, o Palco Música recebe Anderson Primo, Martte, Isabela Moraes, Rashid, Nanda Garcia, Jorge Airton, Simone Mazzer e UM44K.
 
Grande Sala exibe 6 filmes:
-"Amazônia, o despertar da Florestania", de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski;
-"Deslembro", de Flávia Castro;
-"Rindo à toa – Humor sem limites", de Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga;
-"Simonal", de Leonardo Domingues;
-"Elogio da liberdade", estreia de Bianca Comparato como diretora;
-"RBG", documentário codirigido por Betsy West – que vai apresentar a sessão)– e Julie Lewis, nomeado ao Oscar de 2019 nas categorias Melhor Documentário e Melhor Canção Original.
 
A Festivalia inclui ainda o XR Arcade, uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e do mundo. O espaço ainda traz experiências do RoboCup, como o futebol de robôs.
 
O Espaço das Empresas Globo traz bate-papo com grandes profissionais do grupo: Marcos Caruso fala sobre a arte de atuar; os artistas da Som Livre, Ana Vilela e Filipe Het fazem um pocket show; e também participam as jornalistas e apresentadoras Barbara Barcia, Fernanda Prestes, Claudia Alves e muitos outros.
 
EXPO
Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes. A área Empresas Globo reúne Globo, Globosat, Globo Esporte, GloboPlay e Som Livre em um único espaço, para experiências e programação com roteiristas, diretores, cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas da Som Livre. Destaque para “A arte de... Improviso” com Fernando Caruso, Figurino com Marie Salles, Cenografia com May Martins e Narrativa, Direção com Luiz Henrique Rios, e Música com Marcel Kein.
 
Fonte: G1